Sábado – Pense por si

PSP detém cinco pessoas em operação de prevenção criminal em Lisboa

Foram apreendidas quatro caçadeiras, uma pistola e pequenas doses de haxixe.

Cinco pessoas foram detidas esta quarta-feira no âmbito da operação de prevenção criminal que o Comando Metropolitano de Lisboa da PSP está a realizar hoje na zona da Alta de Lisboa, Ameixieira e Ajuda, segundo aquela força de segurança.

Operação da PSP aconteceu na Alta de Lisboa, Ameixieira e Ajuda
Operação da PSP aconteceu na Alta de Lisboa, Ameixieira e Ajuda DR

De acordo com o comissário da PSP Tiago Costa, os detidos, são cinco homens com idades entre os 20 e os 40 anos, alguns com antecedentes criminais e que já estavam na mira da polícia.

No âmbito da operação, que começou às 07:00 de hoje e que às 08:45 ainda estava a decorrer, foram apreendidas quatro caçadeiras, uma pistola e pequenas doses de haxixe.

A operação envolve cerca de 100 elementos das valências de investigação criminal, equipas de ordem pública e ainda a Unidade Especial de Polícia, indicou a fonte no local onde decorre a operação.

"Esta operação foi motivada pelas diversas ocorrências com utilização de armas verificadas naqueles locais", tinha já adiantado a PSP em comunicado, enviado pelas 07:40.

Segundo a PSP, a operação irá continuar a decorrer nas próximas horas, pelo que o acesso a estas locais se encontra fortemente condicionado.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
No país emerso

Justiça para José e Nívia Estevam

A resposta das responsáveis escola é chocante. No momento em que soube que o seu filho sofrera uma amputação das pontas dos dedos da mão, esta mãe foi forçado a ler a seguinte justificação: “O sangue foi limpo para os outros meninos não andarem a pisar nem ficarem impressionados, e não foi tanto sangue assim".

Os portugueses que não voltaram

Com a fuga de Angola, há 50 anos, muitos portugueses voltaram para cá. Mas também houve quem preferisse começar uma nova vida noutros países, do Canadá à Austrália. E ainda: conversa com o chef José Avillez; reportagem numa fábrica de oxigénio.