Os suspeitos acusam as vítimas de provocarem danos nas suas viaturas, exercendo pressão e tentando intimidar, com o intuito de receberem dinheiro para o arranjo dos danos.
A Polícia de Segurança Pública (PSP) alertou hoje a população da cidade de Lisboa para um esquema de falsos danos provocados em viaturas com o intuito de burlar os automobilistas.
Em comunicado, a PSP explica que os suspeitos selecionam as vítimas em parques de estacionamento, seguindo-as quando iniciam a marcha.
"Após alguns instantes, seguindo atrás das vítimas, buzinam insistentemente e tentam que estas parem para iniciar um diálogo", é referido.
Os suspeitos acusam as vítimas de provocarem danos nas suas viaturas (por distração ou durante a realização de manobras), exercendo pressão e tentando intimidar, com o intuito de receberem dinheiro para o arranjo dos danos, supostamente provocados pela vítima.
A PSP conta que os suspeitos "alegam estar com pressa e que não podem esperar pela polícia ou pelo preenchimento de declaração amigável".
De acordo com esta força de segurança, "as viaturas dos suspeitos apresentam realmente os referidos danos e, por vezes, para dar credibilidade à sua história, causam alguns danos nas viaturas das vítimas".
O objetivo passa por tentar obter valores monetários para o suposto arranjo das viaturas.
A PSP adianta que desde o início do ano foram registadas 30 burlas com esta atuação, tendo sido detidos dois suspeitos e identificados outros nove.
Por isso, a PSP aconselha os cidadãos de Lisboa a chamar as autoridades ao local sempre que sejam intervenientes num acidente de viação de que não se tenham apercebido e a nunca entrar em acordo se lhes pedirem dinheiro.
"Tome sempre nota dos dados da viatura (matricula, marca, modelo e cor) em que o(s) suspeito(s) se faz(em) transportar (quando em situações de burla, os suspeitos abandonam o local quando é referido que se vai chamar a polícia)", indica o Comando Metropolitano de Lisboa.
A PSP recomenda ainda que os cidadãos denunciem sempre que sejam vítimas de burla ou tentativa de burla.
"O conhecimento das situações é essencial para uma eficaz investigação", sublinha a PSP.
PSP alerta condutores para esquema de burlas com falsos acidentes
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Chamar a este projeto de “corredor da paz” enquanto se inscreve o nome de Trump é uma jogada de comunicação que consolida a sua imagem como mediador global da paz.
Cuidarmos de nós não é um luxo ou um capricho. Nem é um assunto que serve apenas para uma próxima publicação numa rede social. É um compromisso com a própria saúde, com a qualidade das nossas relações e com o nosso papel na comunidade.
Imaginemos que Zelensky, entre a espada e a parede, aceitava ceder os territórios a troco de uma ilusão de segurança. Alguém acredita que a Rússia, depois de recompor o seu exército, ficaria saciada com a parcela da Ucrânia que lhe foi servida de bandeja?
Prepara-se o Governo para aprovar uma verdadeira contra-reforma, como têm denunciado alguns especialistas e o próprio Sindicato dos Magistrados do Ministério Público, num parecer arrasador.