Sábado – Pense por si

A água do mar está gelada - mas vai melhorar

Ana Rita Durão com Leonor Riso 22 de agosto de 2019 às 11:34

Na praia da Luz a água do mar estava a 15 graus a 16 de agosto, enquanto em Esposende registava 18 graus. O responsável? O vento.

Nas regiões mais a sul do país, em especial na costa ocidental, a água do mar esteve mais fria do que no norte do país no arranque da segunda quinzena de agosto. O culpado foi o vento norte que soprou com mais intensidade a sul do cabo Carvoeiro, levando as camadas de água mais profundas, e mais frias, a subir - trata-se de um fenómeno chamado afloramento costeiro – ou up-welling, explica o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.