Sábado – Pense por si

PSD quer ouvir ministro sobre transferência do Infarmed

24 de novembro de 2017 às 14:59
As mais lidas

Vice-presidente da bancada do PSD desafiou o ministro da Saúde a falar sobre o tema no parlamento.

O PSD quer ouvir o ministro da Saúde no parlamento sobre o anúncio da transferência do Infarmed para o Porto, desafiando o Governo a apresentar um documento que demonstre que a decisão foi tomada antes da candidatura à EMA.

"Desafio o ministro da Saúde, o primeiro-ministro a comprovarem que existe um documento verdadeiro, datado, anterior, que demonstre que esta decisão é uma decisão pensada, e que estava prevista antes da candidatura [do Porto] à EMA (Agência Europeia do Medicamento)", apelou o vice-presidente da bancada do PSD Miguel Santos, no final de uma reunião com a Comissão de Trabalhadores do Infarmed.

O primeiro-ministro, António Costa, disse, em entrevista àAntena 1, que a decisão de transferir a sede do Infarmed para o Porto já estava tomada e admitiu que a comunicação feita aos trabalhadores "não foi a melhor".

António Costa afirmou que a transferência do Infarmed estava integrada na candidatura do Porto à sede do Agência Europeia do Medicamento e era um "dos critérios para trazer para Portugal e, em concreto, para o Porto, a sede da Agência Europeia do Medicamento". "Mais uma vez, tem o valor facial da sua palavra muito desvalorizado", comentou Miguel Santos.

"O PSD comprometeu-se a chamar cá o senhor ministro da Saúde ao parlamento para tentar que explique de uma forma mais verdadeira os fundamentos desta decisão", afirmou Miguel Santos, anunciando que o partido irá também solicitar ao Conselho Directivo do Infarmed uma visita dos deputados às instalações.

O coordenador da bancada social-democrata para a área da Saúde frisou que, por princípio, o PSD é "absolutamente a favor" da descentralização de organismos públicos para todo o país.

"É um anúncio que veríamos com bons olhos, agora a reunião com a CT [Comissão de Trabalhadores] confirma que se trata de um anúncio com pés de barro", criticou, lamentando a inexistência de qualquer estudo prévio por parte da tutela.

Para o PSD, o anúncio do Governo "não garante a estabilidade dos trabalhadores do Infarmed, nem a qualidade dos serviços prestado" por esta entidade.

Na terça-feira o ministro da Saúde anunciou que a sede do Infarmed vai ser mudada de Lisboa para o Porto, a partir de 01 de Janeiro de 2019.

O Infarmed - Agência Nacional do Medicamento tem 350 trabalhadores e mais cerca de 100 colaboradores externos que incluem especialistas, alguns deles presentes na conferência de imprensa.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.