PSD considera que o "grande número de cidadãos nacionais indocumentados existente no Canadá é merecedor de grande preocupação".
Os deputados do PSD defenderam, esta quarta-feira, que a visita oficial do primeiro-ministro, António Costa, ao Canadá deve servir para "resolver problemas que condicionam fortemente" a comunidade portuguesa ali residente, como o caso dos cidadãos nacionais indocumentados.
Numa pergunta, os social-democratas defendem que António Costa e os outros membros do Governo que o vão acompanhar devem tomar as "medidas indispensáveis" para resolver os problemas, "depois de sucessivos anúncios e promessas normalmente adiadas".
Entre os problemas, o PSD destaca que o "grande número de cidadãos nacionais indocumentados existente no Canadá é merecedor de grande preocupação", referindo ainda que a resposta ao requerimento de pensões por parte de inscritos na Segurança Social portuguesa, ao nível do Centro Nacional de Pensões, "demora hoje mais de um ano, numa tendência que tem vindo a agravar-se".
Os social-democratas frisam que outro domínio em que os atrasos continuam "a aumentar de forma impressionante" é o do registo de cidadãos nacionais nos serviços do Ministério da Justiça, salientando que o atendimento consular, particularmente em Toronto, também se "tem vindo a degradar de forma séria", sendo já frequentes as situações de pessoas que não conseguem ser atendidas.
Os deputados querem saber se o Governo pretende apoiar os cidadãos portugueses indocumentados e que diligências diplomáticas vão ser efectuadas nesse sentido durante a visita, e se estão previstos contactos que permitam alargar as oportunidades de imigração legal de portugueses para o Canadá.
No documento questionam ainda se o Governo tem conhecimento dos atrasos verificados no Centro Nacional de Pensões relativamente ao processamento de pensões de cidadãos nacionais residentes no estrangeiro e quando serão resolvidos os problemas de atendimento que se verificam "na generalidade da rede consular", bem como quais as soluções para reduzir os atrasos que se verificam ao nível do registo de filhos de cidadãos nacionais.
PSD diz que visita de Costa ao Canadá deve servir para resolver problemas da comunidade portuguesa
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
A escola é um espaço seguro, natural e cientificamente fundamentado para um diálogo sobre a sexualidade, a par de outros temas. E isto é especialmente essencial para milhares de jovens, para quem a escola é o sítio onde encontram a única oportunidade para abordarem múltiplos temas de forma construtiva.
O humor deve ser provocador, desafiar convenções e questionar poderes. É um pilar saudável da liberdade de expressão. Mas quando deixa de ser crítica legítima e se transforma num ataque reiterado e desproporcional, com efeitos concretos e duradouros na vida das pessoas, deixa de ser humor.
O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.