Sábado – Pense por si

PSD: Cabeça de lista por Aveiro troca apoio de Pinto Luz para Rui Rio

13 de janeiro de 2020 às 19:12
As mais lidas

Ana Miguel Santos afirma que o atual presidente do PSD é "sem margem para dúvidas, o candidato mais bem preparado para primeiro-ministro".

A deputada doPSDAna Miguel Santos, que foi cabeça de lista por Aveiro nas últimas legislativas, anunciou hoje que apoiaRui Riona segunda volta das diretas, quando antes tinha estado ao lado de Miguel Pinto Luz.

Numa publicação na rede social Facebook, a candidata escreveu que "Rui Rio é sem margem para dúvidas o candidato mais bem preparado para primeiro-ministro".

"Neste momento, de grande importância para o PSD, não posso deixar de dar o meu apoio ao Dr. Rui Rio", refere.

A deputada salienta que o atual líder do PSD "é um político experiente e de convicções fortes", e que "coloca sempre o interesse de Portugal acima de tudo".

"Estarei sempre disponível para servir o interesse dos portugueses ao seu lado na Assembleia da República", assegura, defendendo que "Portugal precisa de uma alternativa forte, com a coragem para realizar reformas importantes para dar um novo rumo ao país".

Ana Miguel Santos foi escolhida por Rui Rio para encabeçar a lista de deputados pelo círculo de Aveiro.

Depois de vários apoiantes de Pinto Luz terem declarado que na segunda volta irão votar em Luís Montenegro, a deputada é a primeira declarar publicamente que passa do vice-presidente da Câmara Municipal de Cascais para Rui Rio.

Hoje à tarde, em declarações à Rádio Renascença, o antigo secretário-geral do PSD Miguel Relvas foi o mais recente apoio de peso de Pinto Luz a anunciar o voto em Luís Montenegro na segunda volta que se realiza no sábado.

Relvas sublinha que, apesar do resultado muito significativo de Rio, "as duas candidaturas que protagonizam a mudança são mais votadas" e considera que cabe agora a Luís Montenegro "demonstrar que, mais do que uma segunda volta, é uma nova eleição".

Antes, já os líderes das distritais de Lisboa e de Setúbal, Ângelo Pereira e Bruno Vitorino, e o antigo secretário-geral do PSD Matos Rosa já tinham apelado ao voto em Montenegro.

O atual presidente do PSD, Rui Rio, foi o candidato mais votado nas eleições diretas de sábado com 49,44% dos votos expressos, segundo os resultados provisórios divulgados pelo Conselho de Jurisdição Nacional, mas não conseguiu a maioria absoluta, pelo que irá disputar no sábado uma segunda volta com Luís Montenegro, que obteve 41,26% dos votos.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Justa Causa

A glória da impunidade

Abrem-se inquéritos, anunciam-se auditorias, multiplicam-se declarações de pesar e decreta-se luto nacional. Mas os dirigentes continuam nos seus cargos, os responsáveis políticos limitam-se a transmitir solidariedade às famílias e a responsabilização dissolve-se.

Visto de Bruxelas

Ucrânia: um espírito não quebra

É duro visitar um cemitério de guerra com jovens rapazes ucranianos que estão próximos de completar as idades com a quais ou não podem sair da Ucrânia (a partir dos 23 anos – entre os 18 e os 22 anos podem agora ausentar-se do país), ou podem vir a ser chamados a defender o seu país (a partir dos 25 anos).