Sábado – Pense por si

PS reúne Comissão Nacional para marcar datas das eleições

A reunião da Comissão Nacional do PS no Porto abre com um ponto dedicado à análise da situação política, seguindo-se a marcação da data e do local do congresso nacional deste partido.

O PS reúne este sábado a sua Comissão Nacional, no Porto, para aprovar as datas da eleição direta para o cargo de secretário-geral e do congresso nacional. Esta reunião da Comissão Nacional doPS- o órgão máximo dos socialistas entre congressos - esteve inicialmente agendada para o passado dia 14 de dezembro, também no Porto, mas acabou por ser adiada.

De acordo com a convocatória da reunião, além das deliberações em relação ao congresso nacional e à eleição direta para a liderança do partido - processos que deverão ocorrer entre o final de abril e maio -, os membros deste órgão dos socialistas vão também marcar o calendário dos congressos federativos. A reunião da Comissão Nacional do PS no Porto abre com um ponto dedicado à análise da situação política, seguindo-se a marcação da data e do local do congresso nacional deste partido.

Neste ponto, os membros da Comissão Nacional do PS votam também propostas da direção de regulamentos para a eleição direta do secretário-geral e para a eleição dos delegados ao XXIII Congresso Nacional. Depois, segundo a ordem de trabalho, será eleita a Comissão Organizadora do XXIII Congresso Nacional do PS, seguindo-se a aprovação de uma proposta de regulamento para a eleição da presidente e da Comissão Política Nacional das Mulheres Socialistas.

Segundo fonte do PS, os congressos federativos deverão realizar-se antes do nacional, sendo muito provável que ocorram no primeiro trimestre do próximo ano. Ainda em relação a calendários internos dos socialistas, na reunião da Comissão Nacional do Porto deverá ser aprovada uma "proposta de recomendação de datas para a realização das eleições das comissões políticas concelhias e secções" - um processo que deverá ter lugar no início do ano.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.