Sábado – Pense por si

PS quer dar licença de parentalidade e doença grave a advogados

08 de março de 2019 às 19:30
As mais lidas

Diploma dos socialistas reforça a "proteção de advogados", na sua maioria a exercer uma atividade liberal, permitindo-lhes suspender processos até três meses.

O PS quer que os advogados e advogadas passem a poder gozar de "dispensa de atividade", ou licença de parentalidade ou doença grave, segundo um projeto de lei entregue esta sexta-feira na Assembleia da República.

O diploma dos socialistas reforça a "proteção de advogados", na sua maioria a exercer uma atividade liberal, permitindo-lhes suspender processos até três meses, no caso de doença grave e "no exercício dos direitos de parentalidade, após o nascimento ou adoção de filho", lê-se no projeto de lei.

A iniciativa foi anunciada hoje pela bancada do PS, no Dia Internacional da Mulher.

Este pedido prevê a "suspensão da instância" por períodos de 90 dias, excecionando da lei a dispensa quanto se trata de "atos processuais referentes a processos urgentes".

O diploma estipula também que, para atribuir-se a dispensa, tem de conciliar-se, "de forma responsável, equilibrada e consensual entre todos os intervenientes processuais", de forma a que não "seja afetada de forma excessiva e desproporcional face aos motivos invocados, a sempre necessária celeridade da justiça".

Deve ser assegurada uma forma, alegam os socialistas, de equilibrar "os vários interesses em presença" entre a dispensa e os processos em mãos dos advogados.

O projeto de lei socialista implica um aditamento ao Código de Processo Civil e ao Código do Processo Penal.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Editorial

Salazar ainda vai ter de esperar

O regresso de Ventura ao modo agressivo não é um episódio. É pensado e planeado e é o trilho de sobrevivência e eventual crescimento numa travessia que pode ser mais longa do que o antecipado. E que o desejado. Por isso, vai invocar muitos salazares até lá.