Sábado – Pense por si

Provas de aferição vão ser feitas no computador por três mil alunos

Este é um dos primeiros passos para a desmaterialização das provas, que em 2025 devem deixar de ser feitas em papel.

Três mil alunos vão fazer as provas de aferição no computador, avança o JN. O fim das provas e dos exames em papel está previsto para 2025, através dum investimento de 12 milhões de euros no Plano de Recuperação e Resiliência.

No início do próximo mês arranca o projeto-piloto, que abrange 42 escolas no país e estudantes do 2º, 5º e 8º ano. 

O IAVE (Instituto de Avaliação Educativa) explicou que, para que a implementação seja feita com segurança, o processo vai ser gradual e vai contar com a "aplicação de fases experimentais nas várias modalidade de avaliação externa".  

Segundo o IAVE, cada escola deve escolher quais os computadores a usar para a realização das provas. 

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.