Sábado – Pense por si

Gastos com Covid este ano superam os do pacote contra a inflação  

Bruno Faria Lopes
Bruno Faria Lopes 13 de abril de 2022 às 19:25

A pandemia perdeu protagonismo mediático, mas ainda pesa nas contas públicas: entre vacinas e testes de diagnóstico, apoios da Segurança ou à TAP, o Governo prevê gastar quase 2 mil milhões de euros.

A pandemia pode ter dado o seu lugar mediático à guerra na Ucrânia e ao impacto desta na inflação, mas no campeonato da despesa pública ainda pesa mais. O Governo prevê gastar este ano 1.943 milhões de euros com as principais medidas de emergência relacionadas com a Covid-19, segundo a proposta de Orçamento do Estado para 2022, entregue hoje no Parlamento. Este valor – mais alto do que o previsto na proposta de orçamento chumbada em novembro passado – é superior ao que o Governo espera gastar em medidas de alívio face ao choque nos preços causado pela guerra, ilustrando o efeito duradouro que as opções políticas tomadas na pandemia têm nas contas públicas.  

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Bons costumes

Um Nobel de espinhos

Seria bom que Maria Corina – à frente de uma coligação heteróclita que tenta derrubar o regime instaurado por Nicolás Maduro, em 1999, e herdado por Nicolás Maduro em 2013 – tivesse melhor sorte do que outras premiadas com o Nobel da Paz.

Justa Causa

Gaza, o comboio e o vazio existencial

“S” sentiu que aquele era o instante de glória que esperava. Subiu a uma carruagem, ergueu os braços em triunfo e, no segundo seguinte, o choque elétrico atravessou-lhe o corpo. Os camaradas de protesto, os mesmos que minutos antes gritavam palavras de ordem sobre solidariedade e justiça, recuaram. Uns fugiram, outros filmaram.