Sábado – Pense por si

Protesto dos enfermeiros fecha Avenida da Índia

Corte de trânsito dá-se a partir das 14 horas. Os enfermeiros irão ser recebidos no Parlamento

A avenida da Índia, em Lisboa, vai estar hoje fechada ao trânsito, nos dois sentidos, a partir das 14:00, devido à manifestação dos enfermeiros, disse fonte oficial da PSP.

A avenida da Índia estará encerrada entre o Centro Cultural de Belém e a rua D. Carlos I e com fortes restrições na zona do Cais do Sodré.

Segundo o comissário Pimentel, da PSP, as restrições de circulação deixarão de vigorar à medida que os enfermeiros forem chegando à Assembleia da República, para onde segue o protesto que está a decorrer até às 14:00 junto ao Palácio de Belém.

Os enfermeiros irão ser recebidos no parlamento pelo menos pelo grupo parlamentar do Bloco de Esquerda, disse à agência Lusa o delegado sindical Luís Mós.

Depois do protesto junto ao parlamento, os enfermeiros seguem para a residência oficial do primeiro-ministro, levando a restrições no trânsito também na Calçada da Estrela e na rua de S. Bento.

Os enfermeiros cumprem hoje o último de cinco dias de greve nacional, sendo que, durante os quatro primeiros dias de paralisação a adesão dos profissionais rondou valores entre os 80 e os 90%, segundo o Sindicato dos Enfermeiros, que marcou a protesto em conjunto com o Sindicato Independente dos Profissionais de Enfermagem.

Várias cirurgias programadas foram adiadas e muitas consultas foram canceladas.

Os enfermeiros reivindicam a introdução da categoria de especialista na carreira de enfermagem, com respectivo aumento salarial, bem como a aplicação do regime das 35 horas de trabalho para todos os enfermeiros, mas a Secretaria de Estado do Emprego considerou irregular a marcação desta greve, alegando que o pré-aviso não cumpriu os dez dias úteis que determina a lei.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
GLOBAL E LOCAL

A Ucrânia somos nós (I)

É tempo de clarificação e de explicarmos às opiniões públicas europeias que sem Segurança não continuaremos a ter Liberdade. A violação do espaço aéreo polaco por parte da Rússia, com 19 drones, foi o episódio mais grave da história da NATO. Temos de parar de desvalorizar a ameaça russa. Temos de parar de fazer, mesmo que sem intenção, de idiotas úteis do Kremlin. Se não formos capazes de ajudar a Ucrânia a resistir, a passada imperial russa entrará pelo espaço NATO e UE dentro