Sindicato de Enfermeiros vai enviar ao Governo nova contraproposta sobre acordo de trabalho
No decorrer da próxima semana.
No decorrer da próxima semana.
O sindicato assegura que "a carreira de enfermagem classificada como uma das mais complexas dentro da administração pública não pode ser subvalorizada em comparação com outras profissões".
Profissionais de saúde reivindicam uma revisão salarial e da carreira e contratação de mais pessoas.
A presidente do SITEU salientou que o documento foi redigido com a intenção de que, seja quem for o Governo que vença as eleições no próximo dia 10, perceba que "os enfermeiros têm uma palavra a dizer este ano de 2024".
Federação Nacional dos Sindicados dos Enfermeiros diz que os profissionais "têm estado a ser humilhados publicamente e em privado" pelo Governo
O Sindicato Democrático dos Enfermeiros de Portugal (Sindepor) anunciou uma greve geral em julho.
O presidente do Sindicato Independente dos Profissionais de Enfermagem admitiu que estes profissionais poderão marcar greve para julho, devido ao impasse nas negociações sobre o acordo coletivo de trabalho dos enfermeiros.
Os sindicatos que fazem parte da FENSE consideram que a reunião, esta quinta-feira, com representantes dos ministérios da Saúde e das Finanças e dos hospitais EPE resultou num "impasse".
No diploma permanecem obstáculos à progressão destes profissionais, defendem os bloquistas.
Mais dois sindicatos entregaram pré-aviso de greve de zelo para início de março.
A FENSE considera que a bastonária Ana Rita Cavaco tem suportado "estoicamente os insultos que são dirigidos aos enfermeiros que estão em greve cirúrgica".
A Federação Nacional dos Sindicatos dos Enfermeiros afirma que o Governo apresentou aos sindicatos um documento que não satisfaz as reivindicações.
A Federação Nacional dos Sindicatos dos Enfermeiros (FENSE) levantou hoje a greve marcada para os dias 26, 27 e 28 de Dezembro, avançou à Lusa um dirigente sindical.
Federação Nacional dos Sindicatos dos Enfermeiros esteve reunida com equipa dos Ministérios da saúde e finanças.
"Só aceitamos negociar a nossa proposta de Acordo Colectivo de Trabalho que é a que melhor serve os interesses de todas as Enfermeiras e Enfermeiros, o resto são manobras de diversão", referiu José Correia Azevedo, presidente da FENSE.
A adesão ao primeiro dia de greve dos enfermeiros situou-se entre os 75% e os 80%.