Sábado – Pense por si

Proteção Civil regista 96 ocorrências na Madeira devido ao mau tempo

08 de janeiro de 2021 às 16:18
As mais lidas

A tempestade perdeu, entretanto, intensidade, mas o Serviço Regional de Proteção Civil mantém a costa norte e a ilha do Porto Santo sob aviso amarelo para agitação marítima.

O Serviço Regional de Proteção Civil da Madeira assinalou desde quinta-feira 96 ocorrências de várias tipologias na sequência do mau tempo que afetou o arquipélago, indicou hoje a instituição, referindo que não se registaram danos humanos.

Quedas de árvores, derrocadas e inundações foram as ocorrências mais frequentes entre quinta-feira e a madrugada de hoje, sendo que no concelho de Santana, no norte da ilha, uma casa desabou e duas pessoas ficaram desalojadas.

A costa norte e as regiões montanhosas da Madeira estiveram sob aviso vermelho, o mais grave, até às 03:00 de hoje, devido a vento e períodos de chuva ou aguaceiros fortes associados à depressão Filomena.

A tempestade perdeu, entretanto, intensidade, mas o Serviço Regional de Proteção Civil mantém a costa norte e a ilha do Porto Santo sob aviso amarelo para agitação marítima até às 21:00.

Nas regiões montanhosas da ilha da Madeira está em vigor um aviso amarelo para queda de neve.

Devido ao mau tempo, várias produções agrícolas sofreram danos, mas a Secretaria Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural informou, em comunicado, que os seguros agrícolas estão ativos, pelo que os prejuízos devem ser reportados às seguradoras.

A secretaria sublinha, por exemplo, que o seguro coletivo de colheitas para os produtores de banana cobre riscos decorrentes de chuva forte, ventos fortes, granizo e incêndios até 31 de agosto.

"Os titulares das parcelas registadas no Sistema de Identificação Parcelar, que realizam o Pedido Único anual, devem participar dos sinistros para que possam ser indemnizados", reforça.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
A lagartixa e o jacaré

Dez observações sobre a greve geral

Fazer uma greve geral tem no sector privado uma grande dificuldade, o medo. Medo de passar a ser olhado como “comunista”, o medo de retaliações, o medo de perder o emprego à primeira oportunidade. Quem disser que este não é o factor principal contra o alargamento da greve ao sector privado, não conhece o sector privado.

Adeus, América

Há alturas na vida de uma pessoa em que não vale a pena esperar mais por algo que se desejou muito, mas nunca veio. Na vida dos povos é um pouco assim também. Chegou o momento de nós, europeus, percebermos que é preciso dizer "adeus" à América. A esta América de Trump, claro. Sim, continua a haver uma América boa, cosmopolita, que gosta da democracia liberal, que compreende a vantagem da ligação à UE. Sucede que não sabemos se essa América certa (e, essa sim, grande e forte) vai voltar. Esperem o pior. Porque é provável que o pior esteja a chegar.