NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.
"Acho que é um gesto carinhoso", afirmou o primeiro-ministro no dia em que completa 60 anos.
O primeiro-ministro português afirmou ter ficado "muito sensibilizado" por o presidente de Angola, João Lourenço, organizar hoje o seu jantar de aniversário, mas entende esse gesto, sobretudo, como sinal diplomático sobre as "excelentes" relações luso-angolanas.
AMPE ROGÉRIO/LUSA
António Costa completa hoje 60 anos em dia de cimeira da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e João Lourenço encarregou-se de organizar esta noite, no Palácio Presidencial, um jantar para festejar o seu aniversário.
"Acho que é um gesto carinhoso, simpático que me sensibiliza muito da parte do Presidente João Lourenço e que é, sobretudo, um sinal da excelente relação que hoje existe entre todos nós", declarou o líder do executivo português em declarações aos jornalistas à margem da XIII cimeira da CPLP, em Luanda.
Para António Costa, o jantar desta noite, "mais do que propriamente uma festa pessoal, trata-se de um gesto diplomático de grande alcance e significado sobre a intimidade das relações entre Portugal e a Angola, entre os portugueses e os angolanos".
"Reflete também a forma como a CPLP parte daqui desta cimeira de Luanda para a nova presidência angolana num novo espírito, o que é muito positivo", considerou o primeiro-ministro.
Perante os jornalistas, António Costa disse que também há progressos ao nível das relações luso-brasileiras e referiu que esta manhã, juntamente com o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, reuniu-se com o vice-presidente do Brasil, general Hamilton Mourão.
"No final deste mês, o Presidente da República vai participar na reinauguração do Museu da Língua Portuguesa em São Paulo - um marco importante para a cultura lusófona, depois da tragédia que foi o incêndio neste espaço. Todos colaborámos na reconstrução desse museu", observou.
O líder do executivo português afirmou mesmo acreditar que se está perante "um relançamento das relações entre Portugal e o Brasil, que para o ano terão o momento alto com a celebração do bicentenário da independência do Brasil", acrescentou.
Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste são os nove Estados-membros da CPLP, que hoje celebra 25 anos.
Presidente de Angola organiza jantar de anos de António Costa
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Talvez não a 3.ª Guerra Mundial como a história nos conta, mas uma guerra diferente. Medo e destruição ainda existem, mas a mobilização total deu lugar a batalhas invisíveis: ciberataques, desinformação e controlo das redes.
Ricardo olhou para o desenho da filha. "Lara, não te sentes confusa por teres famílias diferentes?" "Não, pai. É como ter duas equipas de futebol favoritas. Posso gostar das duas."