IPMA prevê a ocorrência de chuva, vento forte e queda de neve acima dos 1.400 metros
O fim-de-semana vai ser marcado pela chuva, vento forte e queda de neve acima dos 1.400 metros, adiantou à agência Lusa a meteorologista Ângela Lourenço, do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
"A previsão para hoje é de chuva por vezes forte e que vai atravessar todo o território. Neste momento chove com alguma intensidade principalmente nas regiões norte e centro. A superfície frontal irá atravessar o território ao longo de todo o dia, pelo que a chuva intensa irá atingir também a região sul", explicou.
Ângela Lourenço informou que Portugal continental está numa situação de Aviso Amarelo de rajadas de vento, chuva e agitação marítima, que vai afectar principalmente as regiões do norte e centro e também o Alentejo (no que diz respeito à precipitação).
"Vamos ter vento forte, com a rajada mais elevada a atingir 80 quilómetros por hora no litoral a norte do distrito de Leiria, essencialmente e nas terras altas rajadas da ordem dos 100 quilómetros por hora", disse.
No que diz respeito ao fim-de-semana, Ângela Lourenço salientou que está prevista a continuação da ocorrência de precipitação, tanto no sábado, como no domingo, nas regiões do norte e centro.
"No sábado, a manhã vai apresentar-se com precipitação fraca, aumentando a partir da tarde, e vai manter-se durante todo o dia de domingo. No fim-de-semana, o vento vai soprar também com intensidade e vamos continuar com agitação marítima na costa ocidental", adiantou a especialista.
Quanto às temperaturas previstas para hoje e para o fim-de-semana, Ângela Lourenço explicou que as mínimas vão oscilar ente os 10 e os 14 graus e as máximas entre 15 e 17.
"Vamos também ter queda de neve hoje e no fim de semana, acima dos 1.400 metros. A neve poderá cair na Serra da Estrela e nas serras que fazem fronteira com Espanha, como o Gerês, serra da Nogueira e do Larouco (distrito de Bragança)", disse.
Todos os distritos de Portugal continental, a Madeira e os grupos central e ocidental dos Açores estão hoje sob Aviso Amarelo devido à chuva, vento forte e agitação marítima.
O Aviso Amarelo, o terceiro mais grave numa escala de quatro níveis, alerta para situações de risco para determinadas actividades dependentes das condições meteorológicas.
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
O espaço lusófono não se pode resignar a ver uma das suas democracias ser corroída perante a total desatenção da opinião pública e inação da classe política.
É muito evidente que hoje, em 2025, há mais terraplanistas, sim, pessoas que acreditam que a Terra é plana e não redonda, do que em 1925, por exemplo, ou bem lá para trás. O que os terraplanistas estão a fazer é basicamente dizer: eu não concordo com o facto de a terra ser redonda.
O regresso de Ventura ao modo agressivo não é um episódio. É pensado e planeado e é o trilho de sobrevivência e eventual crescimento numa travessia que pode ser mais longa do que o antecipado. E que o desejado. Por isso, vai invocar muitos salazares até lá.