NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Novidades com vantagens exclusivas: descontos e ofertas em produtos e serviços; divulgação de conteúdos exclusivos e comunicação de novas funcionalidades. (Enviada mensalmente)
Detectado um escorrimento de "lamas" da ETAR. Praia deve abrir segunda-feira.
A bandeira azul da Praia do Cabo do Mundo, em Matosinhos, foi arriada e os banhos de mar desaconselhados até pelo menos à próxima segunda-feira devido a um escorrimento de "lamas" da ETAR detectado, disseram fontes oficiais.
Em declarações àLusa, Rodrigues de Campos, comandante da Zona Marítima do Norte, explicou que está "içada a bandeira vermelha" e foi "arriada a bandeira azul da Praia do Cabo do Mundo", porque foi detectado um "escorrimento para o mar" na sexta-feira passada e que alegadamente a origem é de uma Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) que existe em Leça da Palmeira (Matosinhos). "A Agência Portuguesa do Ambiente está a desaconselhar os banhos nesta praia", adiantou a mesma fonte da autoridade marítima.
"Um escorrimento de uma ribeira, que alegadamente é proveniente de uma ETAR em Leça da Palmeira, começou na sexta-feira [dia 3 de Agosto] na Praia Cabo do Mundo" e a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) "classificou a praia com banhos desaconselhados", porque poderia "colocar em causa a saúde pública", acrescentou aquele responsável.
Rodrigues de Campos acrescentou que os serviços da Câmara de Matosinhos "estão a proceder à limpeza da areia".
ALusacontactou fonte do gabinete de imprensa da Câmara de Matosinhos que confirma que um "camião foi buscar lamas à ETAR", derramou "uma pequena quantidade na estrada" e a operação de limpeza da via acabou por "sujar a conduta de águas pluviais que drena para uma praia não concessionada, entre o aterro e o Cabo do Mundo".
"Por precaução" decidiu-se que seria "preferível interditar a Praia do Cabo do Mundo até à realização de análises, na segunda-feira, dia 6 de Agosto", refere a mesma fonte da Câmara.
A Câmara de Matosinhos acredita que a praia possa vir a ser reaberta na segunda-feira com bandeira azul, tendo em conta a "pouca quantidade derramada" para o areal.
Praia de Matosinhos com bandeira azul arriada e banhos de mar desaconselhados
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
O regresso de Ventura ao modo agressivo não é um episódio. É pensado e planeado e é o trilho de sobrevivência e eventual crescimento numa travessia que pode ser mais longa do que o antecipado. E que o desejado. Por isso, vai invocar muitos salazares até lá.
É muito evidente que hoje, em 2025, há mais terraplanistas, sim, pessoas que acreditam que a Terra é plana e não redonda, do que em 1925, por exemplo, ou bem lá para trás. O que os terraplanistas estão a fazer é basicamente dizer: eu não concordo com o facto de a terra ser redonda.