Sábado – Pense por si

Praia da Parede em Cascais interditada a banhos após análise à qualidade da água

09 de julho de 2020 às 17:30
Capa da Sábado Edição 26 de agosto a 1 de setembro
Leia a revista
Em versão ePaper
Ler agora
Edição de 26 de agosto a 1 de setembro
As mais lidas

A Câmara de Cascais indica que as outras praias do concelho foram alvo de monitorização e análises, estando os resultados dentro dos parâmetros de referência.

A praia da Parede, em Cascais, no distrito de Lisboa, está interditada a banhos, após se terem registado valores microbiológicos acima dos parâmetros de referência, na sequência de análises periódicas efetuadas à qualidade da água.

Numa nota divulgada no Facebook, o município refere que esta situação determina a interdição da prática balnear apenas na praia da Parede, não afetando as restantes.

"Foi recolhida uma nova amostra para realização de contra-análise à qualidade da água balnear. Caso os resultados desta colheita revelem que a qualidade da água está reposta, a interdição será levantada", pode ler-se na nota.

De acordo com o município, a empresa Águas de Cascais está a realizar verificações às redes e aos sistemas de saneamento, no sentido de apurar as causas possíveis dos resultados obtidos, uma vez que não é "evidente a causa da contaminação" da água.

A Câmara de Cascais indica ainda que as outras praias do concelho foram alvo de monitorização e análises, estando os resultados dentro dos parâmetros de referência.

A autarquia acrescenta que está a trabalhar em estreita articulação com as autoridades competentes nesta matéria, nomeadamente com a Agência Portuguesa do Ambiente, a Capitania de Cascais e a Direção-Geral da Saúde.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Cuidados intensivos

Regresso ao futuro

Imaginemos que Zelensky, entre a espada e a parede, aceitava ceder os territórios a troco de uma ilusão de segurança. Alguém acredita que a Rússia, depois de recompor o seu exército, ficaria saciada com a parcela da Ucrânia que lhe foi servida de bandeja?

O resort mais rico e fechado

Não foi fácil, mas desvendamos-lhe os segredos do condomínio mais luxuoso de Portugal - o Costa Terra, em Melides. Conheça os candidatos autárquicos do Chega e ainda os últimos petiscos para aproveitar o calor.