Sábado – Pense por si

Português a combater na Ucrânia: “Vou dormir sem saber se me vou levantar”

Alexandre R. Malhado
Alexandre R. Malhado 24 de março de 2022 às 07:00

Cresceu em Viseu, foi paraquedista e é um dos dois portugueses que estão a combater na Ucrânia ao serviço da Legião Internacional.

Depois de cinco anos a servir Portugal como paraquedista, com missões feitas no Kosovo e na Bósnia, o luso-ucraniano Vitaliy Kalynyuk decidiu que era altura de defender a sua outra pátria, a Ucrânia. Até porque esta guerra, diz à SÁBADO, também é de Portugal: “Esta guerra é de todos nós, europeus. Pode chegar cá qualquer dia.”

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

Salazar ainda vai ter de esperar

O regresso de Ventura ao modo agressivo não é um episódio. É pensado e planeado e é o trilho de sobrevivência e eventual crescimento numa travessia que pode ser mais longa do que o antecipado. E que o desejado. Por isso, vai invocar muitos salazares até lá.