Em entrevista à RTP, a diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, avança que o número de casos de covid-19 em Portugal pode duplicar por altura do Natal.
O número de casos da variante Ómicron da covid-19 em Portugal subiu para 19, avançou a diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, em entrevista esta quarta-feira à RTP.
TIAGO PETINGA/LUSA
A última atualização, feita durante a tarde pelo Centro Europeu para o Controlo e Prevenção de Doenças (ECDC), dava conta de 14 casos identificados da variante que tem gerado preocupação e que já levou a que Portugal, tal como outros países da União Europeia, suspendessem voos de e a partir da região da África Austral, onde a variante Ómicron foi identificada pela primeira vez.
Segundo Graça Freitas, os 19 casos identificados estão relacionados com o surto registado na B SAD, que levaram a que os serviços de urgência pediátrica e de consulta externa de pediatria do Hospital Garcia de Orta, em Almada, encerrassem esta terça-feira, devido a um caso de um médico em funções na unidade hospitalar ligado à B SAD.
Sobre o aumento de casos de covid-19 no país, que esta quarta-feira registaram o seu maior número desde o mês de fevereiro, Graça Freitas acredita que o número de infetados pode ser o dobro no Natal, ou seja, cerca de oito mil casos por dia.
Graça Freitas confirmou que Portugal está numa quinta vaga de covid-19, com um aumento do número infeções e de internamentos e mortes, referindo que pode haver duplicação dos casos dentro de 26 dias.
A diretora-geral da saúde indicou que espera que não seja significativa uma repercussão do aumento de casos nos internamentos, nos cuidados intensivos e no número de mortos, porque as vacinas protegem contra a doença grave.
A propósito das vacinas a diretora-geral salientou que há crianças internadas com covid-19, e nem todas são crianças com outros problemas anteriores, e defendeu a vacinação de crianças, estando a Direção-Geral da Saúde prestas a apresentar uma recomendação sobre a matéria, recebendo hoje mesmo um primeiro parecer.
Caso a decisão seja vacinar as crianças Portugal terá as primeiras 300 mil vacinas no dia 13 e o calendário de vacinação começará no próximo mês. E Graça Freitas alerta: as crianças são afetadas pelo vírus, o grupo com mais infeções é o dos zero aos nove anos, particularmente o grupo dos cinco aos nove anos.
Nas idades mais avançadas continua o processo de vacinação, estimando a responsável que o grupo etário dos 50 e mais anos possa começar a tomar a terceira dose da vacina a partir de janeiro ou fevereiro.
Com Lusa
Portugal tem 19 casos da variante Ómicron, todos ligados ao surto da B SAD
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Do Minho ao Algarve, 22 sugestões para gozar os fins-de-semana prolongados de dezembro. E ainda: médicos prescrevem atividades como dança ou jardinagem; de onde vem o dinheiro para as Presidenciais?
Nos próximos dez anos, ninguém nos garante que André Ventura não se tornará Primeiro-Ministro e que não tente um assalto à Constituição para construir a prometida “quarta república” onde vigorarão os tais “três Salazares”.
Trump disse que o que sabemos que aconteceu a um jornalista nunca aconteceu. E Cristiano Ronaldo não é só futebolista - também é dono de um grupo de media.