Sábado – Pense por si

Morreu o gestor e antigo presidente da RTP Almerindo Marques

O gestor esteve à frente da televisão pública entre 2002 e 2007 de onde saiu para a presidência da Estradas de Portugal

O gestor e antigo presidente da RTP Almerindo Marques morreu hoje aos 81 anos, confirmou à agência Lusa fonte próxima da família.

Almerindo Marques esteve à frente da RTP entre 2002 e 2007, tendo depois saído para a Estradas de Portugal (hoje Infraestruturas de Portugal), abandonando o cargo em março 2011.

Foi secretário de Estado da Administração Escolar do I Governo Constitucional e deputado pelo PS entre 1983 e 1985, eleito pelo círculo de Leiria.

Exerceu cargos dirigentes em vários bancos, entre os quais na Caixa Geral de Depósitos, e nos últimos anos esteve à frente da construtora Opway.

O antigo presidente da RTP Gonçalo Reis recordou Almerindo Marques, com quem trabalhou na RTP e Estradas de Portugal e que morreu hoje aos 81 anos, como "um homem sem medo" e "decidido, voluntarista, frontal".

"Acima de tudo, era um homem sem medo. Decidido, voluntarista, frontal. Esteve em grandes batalhas, tinha o gosto da ação, a vontade de fazer", disse à Lusa Gonçalo Reis, também antigo presidente da RTP (2015-2021).

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.