Sábado – Pense por si

Portugal entrega equipamento médico para apoiar maior maternidade de Angola

06 de agosto de 2020 às 18:21
As mais lidas

O projeto, com duração prevista de dois anos e um valor orçamentado na ordem dos 280 mil euros, pretende contribuir para a redução da taxa de mortalidade neonatal.

O embaixador de Portugal em Angola, Pedro Pessoa e Costa, entregou hoje à Maternidade Lucrécia Paim, em Luanda, equipamentos médicos para apoiar a unidade de neonatologia, no âmbito de um projeto que visa reduzir a taxa de mortalidade neonatal.

A iniciativa enquadra-se no projeto "Apoio aos Cuidados Perinatais da Maternidade Lucrécia Paim", em curso desde 01 dezembro de 2018, ao abrigo de um protocolo entre a Maternidade Lucrécia Paim (MLP), a Sociedade Portuguesa de Neonatologia e a Fundação Calouste Gulbenkian, adiantou a embaixada num comunicado.

O projeto, com duração prevista de dois anos e um valor orçamentado na ordem dos 280 mil euros, pretende contribuir para a redução da taxa de mortalidade neonatal da MLP, a maior maternidade de Angola.

Neste âmbito, estão previstas várias atividades entre as quais deslocação periódica de profissionais de saúde na área neonatal e obstetrícia à MLP; realização de estágios de profissionais de saúde da MLP em Portugal; assistência técnica à distância; e aquisição de equipamento clínico especializado.

O material médico hoje entregue pelo embaixador português, em nome da Fundação Calouste Gulbenkian, à diretora-geral, Manuela Mendes, consiste em tubos de anestesia, cânulas nasais para oxigénios neonatais e pediátricos, cateteres umbilicais, sondas de alimentação, prolongamento para seringas e circuitos para ventilador.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Cuidados intensivos

Regresso ao futuro

Imaginemos que Zelensky, entre a espada e a parede, aceitava ceder os territórios a troco de uma ilusão de segurança. Alguém acredita que a Rússia, depois de recompor o seu exército, ficaria saciada com a parcela da Ucrânia que lhe foi servida de bandeja?

O resort mais rico e fechado

Não foi fácil, mas desvendamos-lhe os segredos do condomínio mais luxuoso de Portugal - o Costa Terra, em Melides. Conheça os candidatos autárquicos do Chega e ainda os últimos petiscos para aproveitar o calor.