NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.
A detenção do vice-presidente da Assembleia Nacional, considera o Governo português, inscreve-se "na estratégia de intimidação" desenvolvida contra a AN da Venezuela,
"O Governo Português condena veementemente a detenção arbitrária do Vice-Presidente da Assembleia Nacional da Venezuela, Edgar Zambrano, ocorrida durante a noite de ontem em Caracas", lê-se num comunicado do Gabinete do Ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva.
Esta detenção, considera o Governo português, inscreve-se "na estratégia de intimidação" desenvolvida contra a Assembleia Nacional da Venezuela, "no sentido de impedir o exercício dos seus poderes constitucionais e de perseguir os seus parlamentares, medidas que Portugal repudia energicamente".
Portugal apela à libertação imediata do deputado e salienta a responsabilidade das autoridades venezuelanas implicadas pela sua segurança e integridade física.
Apela ainda às autoridades da Venezuela que se abstenham de praticar novos atos provocatórios que prejudiquem os esforços atualmente em curso, designadamente por parte do Grupo de Contacto Internacional, tendentes a uma solução política, inclusiva e pacífica da crise no país, através da realização de eleições presidenciais livres e democráticas.
No comunicado, o Governo Português reclama a libertação de todos os presos políticos e o respeito pelas liberdades fundamentais de todos os cidadãos venezuelanos, e exige o respeito pelos direitos e imunidades de todos os deputados da Assembleia Nacional.
A posição do Governo português coincide com a da União Europeia (UE) que apelou hoje à "libertação imediata" do vice-presidente do Parlamento venezuelano, cuja detenção pelos serviços secretos do país considerou "mais uma flagrante violação" da Constituição.
Funcionários do Serviço Bolivariano de Inteligência da Venezuela (Sebin, serviços secretos) detiveram na quarta-feira o vice-presidente do parlamento, Edgar Zambrano, anunciou o próprio na sua conta do Twitter.
Na sexta-feira, o Supremo Tribunal de Justiça da Venezuela acusou o vice-presidente do Parlamento de vários crimes, como traição à pátria e conspiração, por ter apoiado uma tentativa de golpe de Estado contra o Presidente do país, Nicolás Maduro.
Portugal condena detenção de Zambrano na Venezuela e pede libertação imediata
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
A escola é um espaço seguro, natural e cientificamente fundamentado para um diálogo sobre a sexualidade, a par de outros temas. E isto é especialmente essencial para milhares de jovens, para quem a escola é o sítio onde encontram a única oportunidade para abordarem múltiplos temas de forma construtiva.
O humor deve ser provocador, desafiar convenções e questionar poderes. É um pilar saudável da liberdade de expressão. Mas quando deixa de ser crítica legítima e se transforma num ataque reiterado e desproporcional, com efeitos concretos e duradouros na vida das pessoas, deixa de ser humor.