Sábado – Pense por si

Político angolano perde caso por difamação em tribunal português

Marco Alves
Marco Alves 21 de dezembro de 2023 às 08:00

Bornito de Sousa, ex-vice-presidente de João Lourenço, já vai no terceiro processo em que alega que ele e a filha foram difamados. Perdeu agora pela segunda vez contra Paulo de Morais. Outro processo - contra jornalista britânico e editora portuguesa - ainda decorre em Sintra.

É mais uma derrota nos tribunais portugueses para Bornito de Sousa, uma figura desconhecida do público português, mas que entre 2017 e 2022 foi vice-presidente de Angola. Bornito de Sousa processou Paulo de Morais, político, comentador televisivo e cofundador da associação Transparência e Integridade, alegando que este o difamara, bem como à sua filha, Naulila Diogo. Pai e filha pediam em conjunto €250 mil de indemnização.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.

Visto de Bruxelas

Cinco para a meia-noite

Com a velocidade a que os acontecimentos se sucedem, a UE não pode continuar a adiar escolhas difíceis sobre o seu futuro. A hora dos pró-europeus é agora: ainda estão em maioria e 74% da população europeia acredita que a adesão dos seus países à UE os beneficiou.