Sábado – Pense por si

Policiamento de proximidade é "insuficiente", mas fundamental "para evitar crimes"

Diogo Barreto
Diogo Barreto 25 de outubro de 2024 às 07:00

Polícia diz que falta de elementos e aumento das competências atribuídas à PSP deteriorou a capacidade de fazer patrulhamento junto da comunidade.

O policiamento de proximidade, também conhecido como policiamento comunitário, tem sido um programa afetado pela falta crónica de agentes policiais, mas é altamente eficaz na capacidade de reduzir a criminalidade e criar empatia entre as populações e a polícia. Ha agentes que defendem que se tivesse havido um reforço desse tipo de policiamento anteriormente ostumultos das últimas três noitesna região da Grande Lisboa podiam não ter tido um impacto tão violento. 

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.

Visto de Bruxelas

Cinco para a meia-noite

Com a velocidade a que os acontecimentos se sucedem, a UE não pode continuar a adiar escolhas difíceis sobre o seu futuro. A hora dos pró-europeus é agora: ainda estão em maioria e 74% da população europeia acredita que a adesão dos seus países à UE os beneficiou.