Sábado – Pense por si

Policiamento de proximidade é "insuficiente", mas fundamental "para evitar crimes"

Diogo Barreto
Diogo Barreto 25 de outubro de 2024 às 07:00

Polícia diz que falta de elementos e aumento das competências atribuídas à PSP deteriorou a capacidade de fazer patrulhamento junto da comunidade.

O policiamento de proximidade, também conhecido como policiamento comunitário, tem sido um programa afetado pela falta crónica de agentes policiais, mas é altamente eficaz na capacidade de reduzir a criminalidade e criar empatia entre as populações e a polícia. Ha agentes que defendem que se tivesse havido um reforço desse tipo de policiamento anteriormente ostumultos das últimas três noitesna região da Grande Lisboa podiam não ter tido um impacto tão violento. 

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.

Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.