Sábado – Pense por si

Policiamento de proximidade é "insuficiente", mas fundamental "para evitar crimes"

Diogo Barreto
Diogo Barreto 25 de outubro de 2024 às 07:00

Polícia diz que falta de elementos e aumento das competências atribuídas à PSP deteriorou a capacidade de fazer patrulhamento junto da comunidade.

O policiamento de proximidade, também conhecido como policiamento comunitário, tem sido um programa afetado pela falta crónica de agentes policiais, mas é altamente eficaz na capacidade de reduzir a criminalidade e criar empatia entre as populações e a polícia. Ha agentes que defendem que se tivesse havido um reforço desse tipo de policiamento anteriormente ostumultos das últimas três noitesna região da Grande Lisboa podiam não ter tido um impacto tão violento. 

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
GLOBAL E LOCAL

A Ucrânia somos nós (I)

É tempo de clarificação e de explicarmos às opiniões públicas europeias que sem Segurança não continuaremos a ter Liberdade. A violação do espaço aéreo polaco por parte da Rússia, com 19 drones, foi o episódio mais grave da história da NATO. Temos de parar de desvalorizar a ameaça russa. Temos de parar de fazer, mesmo que sem intenção, de idiotas úteis do Kremlin. Se não formos capazes de ajudar a Ucrânia a resistir, a passada imperial russa entrará pelo espaço NATO e UE dentro