Sábado – Pense por si

Carlos Moedas pede reunião "de urgência" com a nova ministra da Administração Interna

O presidente da autarquia tem alertado para a importância do policiamento de proximidade na cidade.

O presidente da Câmara de Lisboa, Carlos Moedas, pediu uma reunião "com caráter de urgência" à nova ministra da Administração Interna, devido à "situação de insegurança e violência" vividas na cidade, segundo uma carta que Lusa teve esta segunda-feira acesso.

Duarte Roriz

"Devido à situação de insegurança e violência vividos nos tempos mais recentes na cidade de Lisboa, serve a presente para solicitar (...), com caráter de urgência, uma reunião", para se encontrarem "medidas com efeitos imediatos que possam responder aos problemas de forma eficaz", pode ler-se na missiva.

Endereçada a Maria Lúcia Amaral, a carta de Carlos Moedas começa por felicitar a nova ministra da Administração Interna pela sua missão, considerando que, "conhecendo a sua vasta experiência", a responsável é "uma fonte de esperança" face aos desafios que a cidade tem pela frente.

O autarca sublinha também a necessidade para que os desafios sejam enfrentados com "uma visão humanista, mas ao mesmo tempo realista das necessidades que uma capital como Lisboa enfrenta".

Carlos Moedas lembra ainda o facto de a autarquia, "não tendo competência direta nas questões relacionadas com a segurança", estar disponível para colaborar em todos os aspetos que sejam necessários.

O presidente da autarquia tem alertado para a importância do policiamento de proximidade na cidade, tendo vindo a assinalar um aumento da perceção de criminalidade e pedido reforços da PSP e mais poderes para a Polícia Municipal.

Carlos Moedas chegou a pedir ao MAI anterior a instalação de vídeo proteção em zonas da cidade como Martim Moniz, Mouraria, Arroios, São Domingos de Benfica e Avenida da Liberdade.

Lisboa dispõe, atualmente, de 64 câmaras de videovigilância na cidade.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
GLOBAL E LOCAL

A Ucrânia somos nós (I)

É tempo de clarificação e de explicarmos às opiniões públicas europeias que sem Segurança não continuaremos a ter Liberdade. A violação do espaço aéreo polaco por parte da Rússia, com 19 drones, foi o episódio mais grave da história da NATO. Temos de parar de desvalorizar a ameaça russa. Temos de parar de fazer, mesmo que sem intenção, de idiotas úteis do Kremlin. Se não formos capazes de ajudar a Ucrânia a resistir, a passada imperial russa entrará pelo espaço NATO e UE dentro