Sábado – Pense por si

Polémica operação antidroga: a segunda “guerra” do almirante

João Amaral Santos 09 de abril de 2025 às 23:00

Ao tomar posse na Marinha, criou um plano para liderar o combate ao narcotráfico, que agora corre em tribunal com acusações de promover a “brutalidade” e a “ilegalidade”.

O avião da Força Aérea portuguesa cumpria uma missão de vigilância de rotina e já se preparava para regressar à base quando o piloto avistou dois pontos minúsculos que se destacavam no azul do oceano. O relógio marcava as 17h45 do dia 1 de fevereiro de 2023, quando a Marinha Portuguesa recebeu o primeiro alerta para “duas embarcações tipo lanchas rápidas – frequentemente usadas no tráfico de droga –, que navegavam, em alta velocidade, em águas internacionais”. No porto marítimo de Portimão, a informação chegou sem causar espanto, numa fase em que estas operações tinham passado a fazer parte da rotina diária.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.

Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.