Sábado – Pense por si

Polémica operação antidroga: a segunda “guerra” do almirante

João Amaral Santos 09 de abril de 2025 às 23:00

Ao tomar posse na Marinha, criou um plano para liderar o combate ao narcotráfico, que agora corre em tribunal com acusações de promover a “brutalidade” e a “ilegalidade”.

O avião da Força Aérea portuguesa cumpria uma missão de vigilância de rotina e já se preparava para regressar à base quando o piloto avistou dois pontos minúsculos que se destacavam no azul do oceano. O relógio marcava as 17h45 do dia 1 de fevereiro de 2023, quando a Marinha Portuguesa recebeu o primeiro alerta para “duas embarcações tipo lanchas rápidas – frequentemente usadas no tráfico de droga –, que navegavam, em alta velocidade, em águas internacionais”. No porto marítimo de Portimão, a informação chegou sem causar espanto, numa fase em que estas operações tinham passado a fazer parte da rotina diária.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.

Visto de Bruxelas

Cinco para a meia-noite

Com a velocidade a que os acontecimentos se sucedem, a UE não pode continuar a adiar escolhas difíceis sobre o seu futuro. A hora dos pró-europeus é agora: ainda estão em maioria e 74% da população europeia acredita que a adesão dos seus países à UE os beneficiou.