Sábado – Pense por si

"Vou ser mesmo candidato." Gouveia e Melo confirma candidatura à Presidência da República

Ana Bela Ferreira
Ana Bela Ferreira 14 de maio de 2025 às 15:50
As mais lidas

Almirante confirmou corrida a Belém numa entrevista à Renascença. Candidatura será apresentada a 29 de maio.

Depois de meses de especulação, o almirante Gouveia e Melo confirmou que é candidato à Presidência da República. "Não há dúvidas. Vou ser mesmo candidato", afirmou, em entrevista àRádio Renascença, o preferido nas sondagens para suceder a Marcelo Rebelo de Sousa.

JOSÉ SENA GOULÃO/LUSA_EPA

Inicialmente Gouveia e Melo tinha deixado a garantia de que só ia anunciar se era candidato depois das legislativas antecipadas do próximo domingo, dia 18, mas acabou por antecipar essa confirmação. Segundo explicou à Renascença a decisão deveu-se ao agravamento da guerra na Ucrânia, da tensão na Europa, a eleição de Trump nos EUA e ainda de "alguma instabilidade interna". A apresentação da candidatura está marcada para 29 de maio, anunciou ainda.

O almirante acredita que se for eleito pode "contribuir de forma muito decisiva para a estruturação da política de médio e longo prazo, com uma visão estratégica, e para as reformas estruturais que há muitos anos estão por fazer na sociedade portuguesa".

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.

Visto de Bruxelas

Cinco para a meia-noite

Com a velocidade a que os acontecimentos se sucedem, a UE não pode continuar a adiar escolhas difíceis sobre o seu futuro. A hora dos pró-europeus é agora: ainda estão em maioria e 74% da população europeia acredita que a adesão dos seus países à UE os beneficiou.