Sábado – Pense por si

"Vou ser mesmo candidato." Gouveia e Melo confirma candidatura à Presidência da República

Almirante confirmou corrida a Belém numa entrevista à Renascença. Candidatura será apresentada a 29 de maio.

Depois de meses de especulação, o almirante Gouveia e Melo confirmou que é candidato à Presidência da República. "Não há dúvidas. Vou ser mesmo candidato", afirmou, em entrevista àRádio Renascença, o preferido nas sondagens para suceder a Marcelo Rebelo de Sousa.

JOSÉ SENA GOULÃO/LUSA_EPA

Inicialmente Gouveia e Melo tinha deixado a garantia de que só ia anunciar se era candidato depois das legislativas antecipadas do próximo domingo, dia 18, mas acabou por antecipar essa confirmação. Segundo explicou à Renascença a decisão deveu-se ao agravamento da guerra na Ucrânia, da tensão na Europa, a eleição de Trump nos EUA e ainda de "alguma instabilidade interna". A apresentação da candidatura está marcada para 29 de maio, anunciou ainda.

O almirante acredita que se for eleito pode "contribuir de forma muito decisiva para a estruturação da política de médio e longo prazo, com uma visão estratégica, e para as reformas estruturais que há muitos anos estão por fazer na sociedade portuguesa".

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.

Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.