Sábado – Pense por si

Patriarcado de Lisboa cria comissão para proteção de menores

12 de abril de 2019 às 18:02
As mais lidas

A comissão agora criada visa prevenir e superar tudo o que o contrarie o princípio de que os espaços da Igreja devem ser seguros afirma cardeal-patriarca de Lisboa.

O cardeal-patriarca de Lisboa criou hoje uma Comissão para a Proteção de Menores composta por especialistas nas áreas da psicologia, psiquiatria, justiça civil e canónica e comunicação social, coordenada pelo bispo Américo Aguiar.

Além de Américo Aguiar, bispo auxiliar de Lisboa, integram a comissão o ex-procurador-geral da República José Souto de Moura, o pedopsiquiatra Pedro Strecht Ribeiro, a psicóloga Rute Agulhas, o ecónomo diocesano Álvaro Bizarro, o ex-diretor nacional da PSP Francisco Oliveira Pereira, o especialista em investigação criminal José Alberto Campos Braz, o psiquiatra Vítor Viegas Cotovio e ainda Teresa Isabel de Almeida Figueiredo Canotilho.

No decreto de nomeação da Comissão de Proteção de Menores hoje publicado, o cardeal-patriarca deLisboarefere que "as comunidades e instituições católicas da Diocese, como as daIgrejaem geral, devem ser espaços de convivência feliz e segura para todos, especialmente para os menores e os mais frágeis".

A comissão agora criada, explica, visa prevenir e superar tudo o que o contrarie o princípio de que os espaços da Igreja devem ser seguros.

A comissão, adianta Manuel Clemente, composta por pessoas com experiência nas áreas da psicologia, psiquiatria, justiça civil e canónica e comunicação social, seguirá a legislação civil e canónica, bem como as orientações do Vaticano e da Conferência Episcopal Portuguesa.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!

Aproveitar os feriados

Do Minho ao Algarve, 22 sugestões para gozar os fins-de-semana prolongados de dezembro. E ainda: médicos prescrevem atividades como dança ou jardinagem; de onde vem o dinheiro para as Presidenciais?