Sábado – Pense por si

Passagem de tornado em Albufeira faz um morto

Diogo Barreto
Diogo Barreto 15 de novembro de 2025 às 12:59
As mais lidas

Pelo menos 20 pessoas ficaram feridas. No terreno estão elementos da GNR, Cruz Vermelha e bombeiros.

Uma pessoa morreu após a passagem de um tornado na zona de Albufeira, no distrito de Faro, este sábado. Há também registo de vários feridos, dois deles graves, e de danos materiais junto ao Hotel Eden Resort e no Parque de Campismo de Albufeira. A vítima mortal é uma mulher de 85 anos de nacionalidade britânica que estava no Parque de Campismo de Albufeira, revelou o comandante distrital de operações de socorro de Faro.

A carregar o vídeo ...

Segundo Carlos Raposa, do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), entre os 28 feridos existem seis crianças, entre os dois meses e os sete anos, todos classificados como feridos ligeiros, e 23 adultos, ente os 24 e os 70 anos.

O tornado atingiu Albufeira pelas 11h. Até às 15h as condições atmosféricas no Algarve vão manter-se propícias a haver fenómenos semelhantes.

Em reação, o Presidente da República manifestou a sua solidariedade aos familiares da vítima mortal. O Presidente Marcelo Rebelo de Sousa endereça ainda votos de rápidas melhoras aos cidadãos feridos em nota publicada no site oficial da Presidência.

Faro, Setúbal e Beja continuam hoje sob aviso laranja, pelo menos até às 15:00, por chuva persistente, por vezes forte e acompanhada de trovoada, indica o IPMA na sua página de Internet.

Em atualização

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!

Prioridade adiada: a Justiça à entrada de 2026

Maioria dos problemas que afetam o sistema judicial português transita, praticamente inalterada, de um ano para o outro. Falta de magistrados do Ministério Público e de oficiais de justiça continua a ser uma preocupação central. A esta escassez humana soma‑se a insuficiência de meios materiais e tecnológicos.