Sábado – Pense por si

"Pancada" nas contas e "novos pobres", os receios dos autarcas

Margarida Davim
Margarida Davim 03 de abril de 2020 às 07:00

Com grandes despesas e enormes perdas de receita, as autarquias vão a sofrer um rombo grande com a pandemia de covid-19. Os autarcas avisam que a crise que aí vem será grande e que são precisas medidas de apoio social inovadoras.

O surto do novo coronavírus veio mudar tudo. Câmaras que viviam com desafogo financeiro como Cascais, Vila Nova de Gaia ou Braga, estão agora a viver dias de incógnita financeira. Há milhões em receitas perdidas e muito dinheiro gasto em programas de apoio para lutar contra a pandemia. Mas os autarcas que falaram com a SÁBADO estão sobretudo preocupados com as marcas que esta crise vai deixar. E avisam: haverá novos pobres e empresas em aflição financeira que vai ser preciso ajudar.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

Hipocrisia

Agora, com os restos de Idan Shtivi, declarado oficialmente morto, o gabinete do ministro Paulo Rangel solidariza-se com o sofrimento do seu pai e da sua mãe, irmãos e tias, e tios. Família. Antes, enquanto nas mãos sangrentas, nem sequer um pio governamental Idan Shtivi mereceu.

Urbanista

Insustentável silêncio

Na Europa, a cobertura mediática tende a diluir a emergência climática em notícias episódicas: uma onda de calor aqui, uma cheia ali, registando factos imediatos, sem aprofundar as causas, ou apresentar soluções.