Sábado – Pense por si

Os portugueses que dominaram os céus do Biafra

Nuno Tiago Pinto
Nuno Tiago Pinto 18 de fevereiro de 2019 às 09:00

O governo de Salazar apoiou em segredo os independentistas do Biafra. Um novo livro conta a história dos aviadores portugueses que se destacaram na guerra civil da Nigéria

Tinham passado dois anos desde que o Biafra declarara unilateralmente a independência da Nigéria. A guerra civil que grassava então no país africano já tinha provocado centenas de milhares de mortos e, para além dos bombardeamentos, a região secessionista enfrentava um bloqueio naval e terrestre que provocou uma autêntica catástrofe humanitária: no pico da crise, cerca de cinco mil biafrenses morriam de fome todos os dias.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Cuidados intensivos

Regresso ao futuro

Imaginemos que Zelensky, entre a espada e a parede, aceitava ceder os territórios a troco de uma ilusão de segurança. Alguém acredita que a Rússia, depois de recompor o seu exército, ficaria saciada com a parcela da Ucrânia que lhe foi servida de bandeja?

O resort mais rico e fechado

Não foi fácil, mas desvendamos-lhe os segredos do condomínio mais luxuoso de Portugal - o Costa Terra, em Melides. Conheça os candidatos autárquicos do Chega e ainda os últimos petiscos para aproveitar o calor.