Sábado – Pense por si

Os milhões da Europa roubados com autorização do Estado

Eduardo Dâmaso
Eduardo Dâmaso 07 de março de 2021 às 10:15

A "bazuca" da União Europeia está a caminho de Portugal, mas o passado dos fundos comunitários revela um histórico de fraudes. Recorde os casos do Fundo Social Europeu

Os fundos comunitários foram uma verdadeira benesse para o Portugal atrasado e analfabeto que saiu da ditadura salazarista. Mas foram uma dádiva muitíssimo generosa que, no entanto, começou com um lodaçal gigantesco de fraudes, sobretudo no Fundo Social Europeu, entre 1986 e 1988. Agora que Portugal vai começar a receber a tal ‘bazuca’ de dinheiros europeus, qualquer coisa como 45 mil milhões de euros em subvenções, que podem ir acima dos 60 mil milhões com empréstimos garantidos pelo Estado, a SÁBADO revisitou esses anos e conta-lhe a história dos anos negros dos fundos europeus.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

O centro, esse buraco negro

O centrismo tem sido proclamado por diversas personalidades que não têm a mais pálida ideia do que fazer ao país. É uma espécie de prêt-à-porter para gente sem cultura política e, pior que isso, sem convicções ou rumo definido.

O sono da razão

A coisa aqui está Preto

Legitimada a sua culpa, estará Sócrates tranquilo para, se for preciso, fugir do país e instalar-se num Emirado (onde poderá ser vizinho de Isabel dos Santos, outra injustiçada foragida) ou no Brasil, onde o amigo Lula é sensível a teses de cabalas judiciais.