Todos os jovens até aos 18 anos vão ter 50% de desconto no passe, a partir de Janeiro.
Os deputados aprovaram hoje, na especialidade, uma proposta do BE para que o passe 4-18, que se destina às pessoas com idades entre os quatro e os 18 anos, tenha "um desconto de 50%" a partir de Janeiro.
Esta proposta de alteração foi aprovada com os votos favoráveis do BE e do PCP e com a abstenção do CDS-PP e do PSD, tendo o PS votado contra.
Também o PEV submeteu uma proposta de alteração para que este passe tenha uma redução de 25% no preço "sem prejuízo dos descontos já previstos para os estudantes beneficiários de Acção Social Escolar", que foi igualmente aprovada com os votos favoráveis das bancadas da esquerda, a abstenção do CDS e o voto contra do PSD. O PS tinha uma proposta no mesmo sentido desta que foi igualmente aprovada.
Depois de várias interrupções para debater o método de votação a seguir, os deputados acordaram que iriam votar todas as propostas dos partidos, mesmo que sejam materialmente semelhantes, e que depois os serviços irão harmonizar as alterações na redacção final do documento.
Ainda em matéria de transportes, foi aprovada, com os votos favoráveis do BE, do PCP e do PSD, outra proposta dos bloquistas sobre o passe sub23@superior.tp para que este título de transporte abranja "todos os estudantes do ensino superior até aos 23 anos, inclusive, de todas as instituições de ensino superior no país".
Este título de transporte é aplicável aos serviços de transporte colectivo de passageiros autorizados ou concessionados pelos organismos da administração central e regional, bem como aos serviços de transporte de iniciativa dos municípios, se estes vierem a aderir ao sistema passe sub23@superior.tp.
Com esta proposta, o BE pretende alargar a idade até à qual os estudantes de Medicina e de Arquitectura podem beneficiar deste título de transporte, até aos 24 anos.
Os deputados da comissão parlamentar de Orçamento, Finanças e Modernização Administrativa cumprem hoje o segundo dia de votações da proposta de Orçamento do Estado para 2018 (OE2018) e das centenas de propostas de alteração apresentadas pelos partidos, num dia que está a ser marcado por várias interrupções para debater o método de votação a utilizar.
Os jovens até aos 18 anos vão ter um desconto de 50% no passe
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.
Com a velocidade a que os acontecimentos se sucedem, a UE não pode continuar a adiar escolhas difíceis sobre o seu futuro. A hora dos pró-europeus é agora: ainda estão em maioria e 74% da população europeia acredita que a adesão dos seus países à UE os beneficiou.
A desinformação não é apenas um fenómeno “externo”: a nossa própria memória também é vulnerável, sujeita a distorções, esquecimentos, invenções de detalhes e reconstruções do passado.