Vão existir 13 feriados nacionais obrigatórios no próximo ano. Onze deles calham em dias úteis e há cinco fins de semana prolongados.
O ano de 2025 vai ser rico em fins de semanas prolongados e pontes. No total, são 13 os feriados nacionais obrigatórios, sendo que cinco deles permitem fins de semana prolongados e outros quatro permitem fazer ponte. Além disso, são 11 os feriados que calham em dias úteis.
Getty Images
O primeiro feriado do ano acontece já na próxima quarta-feira, dia 1 de janeiro. Logo a seguir, o mês de fevereiro vai decorrer sem pausas, sendo necessário esperar até 4 de março para voltar a prolongar os dias de descanso. O Carnaval celebra-se na primeira terça-feira de março, sendo assim possível marcar um fim de semana prolongado com apenas um dia de férias gozado (segunda-feira, dia 3 de março). Apesar de não ser feriado, é cada vez mais comum as empresas concederem o dia.
O feriado seguinte acontece a 18 de abril (Sexta-Feira Santa) e permite um fim de semana de três dias, que termina dia no domingo de Páscoa, a 20 de abril. Na semana seguinte, há novamente três dias seguidos para descansar, que começam no Dia da Liberdade, a 25 de abril (sexta-feira), e terminam no domingo, 27.
Em 2025, o Dia do Trabalhador (1 de maio) calha a uma quinta-feira, e se fizer ponte, pode aproveitar para marcar umas férias de quatro dias. Se não conseguir tirar a sexta-feira, no mês seguinte há uma nova oportunidade: o Dia de Portugal celebra-se a 10 de junho e calha a uma terça-feira.
Com a entrada no mês de junho, chega uma das alturas do ano mais aguardados por muitos lisboetas: as festas populares. O Dia de Santo António (13 de junho) é o feriado municipal de Lisboa e este ano calha a uma sexta-feira, sendo uma boa oportunidade para sair à rua e celebrar, ou até para fugir da confusão da cidade. Mais perto do final do mês, a 19 de junho, celebra-se o Corpo de Deus, que este ano calha a uma quinta-feira e possibilita assim uma ponte.
Seguem-se feriados municipais como o dia de Dia de São João (24 de junho), que este ano calha a uma terça-feira e é significado de festas populares no Porto, em Braga e em Tavira. Naquele que por norma é o mês mais quente do ano também existe um feriado: o Dia da Assunção de Nossa Senhora (15 de agosto) calha a uma sexta-feira e permite um fim de semana prolongado, com direito a banhos de sol.
Em 2025, os feriados da Dia da Implantação da República (5 de outubro) e Dia de Todos os Santos (1 de novembro) calham ao domingo e ao sábado, respetivamente. Mas quase a terminar o calendário do próximo do ano, deixamos-lhe boas notícias: os feriados de 1 e 8 de dezembro calham ambos a uma segunda-feira, e logo a seguir, a 25 de dezembro, celebra-se Natal, a uma quinta-feira.
Confira a lista de feriados nacionais abaixo:
Ano Novo (quarta-feira) - 1 de janeiro
Sexta-feira Santa (sexta-feira) - 18 de abril
Páscoa (domingo) - 20 de abril
Dia da Liberdade (sexta-feira) - 25 de abril
Dia do Trabalhador (quinta-feira) -1 de maio
Dia de Portugal (terça-feira) - 10 de junho
Dia de Santo António (sexta-feira) - 13 de junho - feriado municipal em Lisboa
Corpo de Deus (quinta-feira) - 19 de junho
Dia de São João (terça-feira) - 24 de junho - feriado municipal no Porto, Braga e Tavira
Dia de São Pedro (domingo) - 29 de junho - feriado municipal em Sintra
Dia da Assunção de Nossa Senhora (sexta-feira) -15 de agosto
Dia da Implantação da República (domingo) - 5 de outubro
Dia de Todos os Santos (sábado) - 1 de novembro
Dia da Restauração da Independência (segunda-feira) - 1 de dezembro
Dia da Imaculada Conceição (segunda-feira) - 8 de dezembro
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Enquanto os cidadãos sabem o que move e o que pensa a extrema-direita, da esquerda obtém-se um “nim” em vários assuntos. Isso revela uma fraqueza que afasta mais do que os pormenores programáticos em causa.
O País, o Governo, os sindicatos e os assuntos em apreço continuam pendentes como, presumo, os parcos argumentos do manifestante que achou que a nudez era mensagem política.
O ChatGPT foi lançado no final de 2022 e, desde então, grande parte do conteúdo que encontramos online passou a ser produzido, parcial ou totalmente, por inteligência artificial. Falta discutir limites éticos.
Os governos devem instituir burocracias de inovação, constelações de organizações públicas que criam, fazem, financiam, intermedeiam e regulam inovação, suportando a estabilidade ágil do Estado empreendedor.