Sábado – Pense por si

Os acontecimentos internacionais do ano 2024

Maria Henrique Espada
Maria Henrique Espada 25 de dezembro de 2024 às 23:00

O fumo negro da vitória de Donald Trump, a saída empurrada de Joe Biden, Bibi-terminator ou a surpresa francesa desenhadas por Vasco Gargalo ao longo de 12 meses.

O último fôlego. A 17 de novembro, o Presidente americano autorizou finalmente a Ucrânia a usar armas de longo alcance fornecidas pelos Estados Unidos sobre alvos militares em território russo. Zelensky agradecerá, mas não parece feliz. O último fôlego presidencial de Joe Biden veio tarde, demasiado tarde, e a hesitação custou vidas ucranianas. A pressa de última hora é ditada pela visão da chegada de Trump à Casa Branca. E dele, Zelensky espera ainda menos.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
GLOBAL E LOCAL

A Ucrânia somos nós (I)

É tempo de clarificação e de explicarmos às opiniões públicas europeias que sem Segurança não continuaremos a ter Liberdade. A violação do espaço aéreo polaco por parte da Rússia, com 19 drones, foi o episódio mais grave da história da NATO. Temos de parar de desvalorizar a ameaça russa. Temos de parar de fazer, mesmo que sem intenção, de idiotas úteis do Kremlin. Se não formos capazes de ajudar a Ucrânia a resistir, a passada imperial russa entrará pelo espaço NATO e UE dentro