Sábado – Pense por si

Os acontecimentos nacionais do ano 2024

Maria Henrique Espada
Maria Henrique Espada 25 de dezembro de 2024 às 23:00

A vitória de Montenegro, as bocas de Marcelo, os 50 de Ventura, uma morte pela polícia, um terramoto, uma medalha, todos nos cartoons de Vasco Gargalo ao longo de 52 semanas na SÁBADO.

A bola é minha. Finalmente, a Europa. A 27 de junho, a tão especulada, sonhada, comentada e antecipada ida de António Costa para a um cargo europeu cumpriu-se, com a eleição para presidente do Conselho Europeu. Nada muda em Portugal, tudo muda na vida do ex-primeiro-ministro, talvez alguma coisa mude na Europa se desempenhar o seu papel com a habilidade negocial que sempre lhe foi atribuída. Por cá, fechou-se um ciclo, apenas. O costismo is no more. O jogo segue em Bruxelas.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.

Visto de Bruxelas

Cinco para a meia-noite

Com a velocidade a que os acontecimentos se sucedem, a UE não pode continuar a adiar escolhas difíceis sobre o seu futuro. A hora dos pró-europeus é agora: ainda estão em maioria e 74% da população europeia acredita que a adesão dos seus países à UE os beneficiou.