"Desconheço os contornos. Não tenho nenhuma informação privilegiada nessa matéria", ressalvou o bastonário José Manuel Silva, sobre as buscas relacionadas com o negócio do plasma sanguíneo
O bastonário da Ordem dos Médicos (OM) apelou hoje a que se faça justiça, sendo acompanhado pelo secretário-geral do PCP, após uma reunião de trabalho, em Lisboa, ao comentar a operação em curso sobre eventual negócio ilícito de plasma.
"Desconheço os contornos. Não tenho nenhuma informação privilegiada nessa matéria", ressalvou José Manuel Silva.
Ainda assim, o bastonário da OM declarou: "Faça-se justiça" porque "Portugal precisa que se combata a corrupção, de mais transparência".
"A corrupção é o cancro do nosso sistema. Combata-se a todos os níveis, também na saúde, doa a quem doer", disse, depois de esclarecer que o encontro com os comunistas serviu para dar a conhecer a posição da Ordem dos Médicos sobre a lei dos actos em saúde e o subfinanciamento do Serviço Nacional de Saúde (SNS), uma vez que "sem ovos e sem pessoas não se fazem omeletes".
O líder comunista, Jerónimo de Sousa, também afirmou não ter "informação segura e certa" sobre o caso, mas defendeu um "princípio fundamental - se há suspeitas investigue-se, apure-se e julgue-se".
"Não queria fazer julgamentos precipitados. Que se combata este fenómeno de corrupção que existe no nosso país", declarou.
A Procuradoria-Geral da República (PGR) revelou hoje que estão em curso mais de 30 buscas em estabelecimentos oficiais relacionados com a saúde, incluindo o Ministério e o INEM, e outras em território suíço, numa investigação ao negócio do plasma.
De acordo com uma nota da PGR, as buscas domiciliárias e não domiciliárias em Portugal decorrem na área da Grande Lisboa e do grande Porto.
Além dos estabelecimentos oficiais ligados à área da saúde, duas das buscas realizam-se em escritórios e locais de trabalho de advogados.
No decurso destas diligências foi, igualmente, efectuada uma detenção, que uma fonte ligada ao processo confirmou ter sido Cunha Ribeiro, ex-presidente da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo.
Ordem dos Médicos pede justiça e PCP critica "cancro" da corrupção
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
O humor deve ser provocador, desafiar convenções e questionar poderes. É um pilar saudável da liberdade de expressão. Mas quando deixa de ser crítica legítima e se transforma num ataque reiterado e desproporcional, com efeitos concretos e duradouros na vida das pessoas, deixa de ser humor.
Trazemos-lhe um guia para aproveitar o melhor do Alentejo litoral. E ainda: um negócio fraudulento com vistos gold que envolveu 10 milhões de euros e uma entrevista ao filósofo José Gil.