Abel Matos Santos insurgiu-se contra o facto de o partido poder deixar de aprovar em Conselho Nacional, órgão máximo entre congressos, o rol de concorrentes ao Parlamento.
O porta-voz da Tendência Esperança em Movimento-CDS (TEM-CDS) acusou, esta terça-feira, a presidente do partido,Assunção Cristas, de autismo na escolha de candidatos a deputados para as eleições legislativas de 6 de outubro e de "pouca democraticidade interna".
Em comunicado, Abel Matos Santos insurge-se contra o facto de o partido poder deixar de aprovar em Conselho Nacional, órgão máximo entre congressos, o rol de concorrentes ao parlamento, uma "boa prática que assenta no artigo 29, número 1, alínea i), sempre seguida e respeitada".
A AgênciaLusatentou contactar fontes da direção doCDS-PPe do próprio Conselho Nacional, mas sem sucesso até agora.
"É um sinal de pouca democraticidade interna, revelando um comportamento autista da líder perante as bases. Não apoiamos esta prática, antes a repudiamos. Assunção Cristas revela autoritarismo e desconsideração pelo órgão máximo do CDS entre congressos, que é o Conselho Nacional, bem como pelos seus conselheiros nacionais", lê-se no texto.
Para a TEM-CDS, "é fundamental perceber o que os conselheiros nacionais pensam das listas de candidatos por distrito e sobre a situação política do país a dois meses das eleições" e os seus elementos, críticos da direção de Cristas, dizem não compreender nem aceitar a posição da presidente do partido, esperando ainda que a presidente democrata-cristã "convoque o Conselho Nacional para aprovação das listas de candidatos a deputados, tal como os restantes partidos democráticos".
Oposição interna do CDS acusa Cristas de "autismo" na elaboração das listas para as legislativas
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Nos próximos dez anos, ninguém nos garante que André Ventura não se tornará Primeiro-Ministro e que não tente um assalto à Constituição para construir a prometida “quarta república” onde vigorarão os tais “três Salazares”.
Do Minho ao Algarve, 22 sugestões para gozar os fins-de-semana prolongados de dezembro. E ainda: médicos prescrevem atividades como dança ou jardinagem; de onde vem o dinheiro para as Presidenciais?