Sábado – Pense por si

Operação Marquês: Ex-gestor do grupo Lena Joaquim Barroca ouvido a 18 de fevereiro

13 de janeiro de 2020 às 17:26
As mais lidas

O ex-administrador do grupo Lena é acusado de corrupção ativa de titular de cargo político, corrupção ativa, branqueamento de capitais, falsificação de documento e fraude fiscal qualificada.

O ex-administrador do grupo Lena Joaquim Barroca, arguido no processoOperação Marquês, vai ser interrogado em 18 de fevereiro, na fase de instrução do processo cujo principal arguido éJosé Sócrates, segundo um despacho de Ivo Rosa.

A data de interrogatório de Joaquim Barroca, acusado de corrupção ativa de titular de cargo político, corrupção ativa, branqueamento de capitais, falsificação de documento e fraude fiscal qualificada consta de um despacho do juiz de instrução Ivo Rosa, que reservou também o dia seguinte, caso a diligência se prolongue.

Joaquim Barroca, que chegou a estar em prisão domiciliária com pulseira eletrónica pediu para ser ouvido nesta fase processual facultativa.

Para o Ministério Público, o empresário e amigo de José Sócrates Carlos Santos Silva e Joaquim Barroca aceitaram integrar um esquema financeiro para ocultar a origem e a propriedade dos fundos de Sócrates, tendo concordado em abrir contas para a passagem de fundos, junto do banco suíço UBS.

Após o primeiro dia de interrogatório do ex-primeiro ministro (28 de outubro de 2019) na fase de instrução, Castanheira Neves, advogado do ex-administrador do grupo Lena, disse aos jornalistas que Joaquim Barroca "é uma pessoa de bem" e que esperava que "as diligências pendentes possam comprovar disso mesmo".

"Tenho a expectativa de que se comprove ao longo de todo o processo a inocência de Joaquim Barroca que é uma pessoa de bem, tal como a inocência das sociedades do grupo Lena, que aqui represento", afirmou o advogado.

O debate instrutório está marcado para os dias 4, 5, 6 e 9 de março, podendo prolongar-se para 11, 12 e 13 do mesmo mês.

O processo Operação Marquês tem 28 arguidos - 19 pessoas e nove empresas - pela prática de 188 de crimes económico-financeiros.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Urbanista

A repressão nunca é sustentável

Talvez não a 3.ª Guerra Mundial como a história nos conta, mas uma guerra diferente. Medo e destruição ainda existem, mas a mobilização total deu lugar a batalhas invisíveis: ciberataques, desinformação e controlo das redes.