Vão estar mais de 1.400 militares na operação de fiscalização das vias com maior tráfego nesta altura do ano.
A GNR vai ter em curso a partir de sexta-feira e até quarta-feira a Operação "Natal Tranquilo", que prevê o reforço do patrulhamento e fiscalização nas vias com maior tráfego nesta altura do ano no país.
Em comunicado, a Guarda Nacional Republicana (GNR) adianta que a operação vai contar com a participação de mais de 1.400 militares da Unidade Nacional de Trânsito e dos Comandos Territoriais.
O objectivo da "Operação Natal Tranquilo" é, segundo a GNR, prevenir a sinistralidade rodoviária, garantir a fluidez do tráfego e apoiar todos os utentes das vias, no sentido de lhes proporcionar uma deslocação em segurança.
Durante a operação, a GNR vai estar atenta a manobras perigosas, à correta sinalização e execução de manobras de ultrapassagem, de mudança de direcção e de cedência de passagem, à utilização indevida do telemóvel e excesso de velocidade, nas zonas sob sua jurisdição.
A GNR vai também estar atenta à não circulação na via mais à direita em autoestradas e itinerários principais e complementares, incorrecta ou a não utilização do cinto de segurança e/ou dos sistemas de retenção para crianças.
A GNR aconselha também os condutores a fazerem um planeamento cuidado das viagens, evitando os períodos do final do dia, quando se prevê maior intensidade de tráfego, descansar antes de efectuar a viagem e, pelo menos de 2 em 2 horas, ou sempre que necessário, parar e descansar.
É também recomendado aos condutores que adequam a velocidade às condições climatéricas, ao estado da via e volume de tráfego, a manter a calma em situações de elevada intensidade de tráfego, que possam obrigar à circulação a baixa velocidade e a evitar manobras que possam resultar em embaraço para o trânsito ou contribuir para a ocorrência de acidentes.
Por fim, a GNR pede anda a adopção de uma condução atenta e defensiva.
Operação da GNR "Natal Tranquilo" arranca sexta-feira nas estradas
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Chamar a este projeto de “corredor da paz” enquanto se inscreve o nome de Trump é uma jogada de comunicação que consolida a sua imagem como mediador global da paz.
Cuidarmos de nós não é um luxo ou um capricho. Nem é um assunto que serve apenas para uma próxima publicação numa rede social. É um compromisso com a própria saúde, com a qualidade das nossas relações e com o nosso papel na comunidade.
Imaginemos que Zelensky, entre a espada e a parede, aceitava ceder os territórios a troco de uma ilusão de segurança. Alguém acredita que a Rússia, depois de recompor o seu exército, ficaria saciada com a parcela da Ucrânia que lhe foi servida de bandeja?