Sábado – Pense por si

Oeiras assina acordo com Governo para centros de saúde em Paço de Arcos e Porto Salvo

Adalberto Campos Fernandes adiantou que a extensão do centro de saúde de Paço de Arcos poderá estar concluída dentro de um ano e a de Porto Salvo dentro de dois.

A Câmara Municipal de Oeiras assinou memorandos de entendimento com o Governo para a construção de um centro de saúde em Porto Salvo e uma extensão em Paço de Arcos.

sarampo, papeira, preocupação, ISN, Inquérito Serológico Nacional, Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge
Adalberto Campos Fernandes, saúde, Mário Centeno, governo
sarampo, papeira, preocupação, ISN, Inquérito Serológico Nacional, Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge
Adalberto Campos Fernandes, saúde, Mário Centeno, governo

O compromisso entre a autarquia e a tutela foi estabelecido esta tarde durante a inauguração do novo centro de saúde da freguesia de Barcarena, uma cerimónia em que participou o ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes.

Sem adiantar pormenores sobre o investimento, Adalberto Campos Fernandes adiantou no seu discurso que a extensão do centro de saúde de Paço de Arcos poderá estar concluída dentro de um ano e a de Porto Salvo dentro de dois.

Por seu turno, o presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais, sublinhou que a concretização daquelas duas unidades de saúde, a juntar-se a quatro novas, recentemente inauguradas, dota praticamente todas as freguesias do concelho de um centro de saúde.

"Estamos a atingir o pleno. Fica a faltar Queijas e não sei como vamos resolver esse problema", apontou o autarca.

A extensão do centro de saúde de Paço de Arcos vai funcionar no antigo edifício dos Bombeiros Voluntários enquanto o de Porto Salvo ficará localizado na zona do Rossio.

Por seu turno, o novo centro de saúde de Barcarena, inaugurado esta tarde, fica localizado na antiga Quinta das Lindas, na Avenida Santo António de Tercena, e vai servir cerca de 10 mil utentes, tendo as valências de Medicina Geral e Familiar, de vacinação, tratamentos, Inaloterapia, sala de internos, de formação e documentação.

O valor total de investimento foi de 1,9 milhões de euros, sendo que 50% foi comparticipado pela Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT) e o restante suportado pela autarquia, no âmbito de uma candidatura a fundos comunitários.

A nova unidade abre portas na segunda-feira e terá um horário de funcionamento entre as 08:00 e as 18:00.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!

Gaza e a erosão do Direito Internacional

Quando tratados como a Carta das Nações Unidas, as Convenções de Genebra ou a Convenção do Genocídio deixam de ser respeitados por atores centrais da comunidade internacional, abre-se a porta a uma perigosa normalização da violação da lei em cenários de conflito.

Por nossas mãos

Floresta: o estado de negação

Governo perdeu tempo a inventar uma alternativa à situação de calamidade, prevista na Lei de Bases da Proteção Civil. Nos apoios à agricultura, impôs um limite de 10 mil euros que, não só é escasso, como é inferior ao que anteriores Governos PS aprovaram. Veremos como é feita a estabilização de solos.