O Partido apresentou as primeiras sete propostas de alteração ao Orçamento Suplementar devido à pandemia.
O Partido Ecologista "Os Verdes" (PEV) apresentou as primeiras sete propostas de alteração ao Orçamento Suplementar devido à pandemia, incluindo a promoção da reciclagem e o pagamento a 100% aos trabalhadores em "lay off", foi hoje anunciado.
A proposta de promoção da reciclagem prevê a "contratação urgente dos trabalhadores necessários" para áreas "onde se verifica carência de pessoal", propondo também que, de forma urgente, avancem com "candidaturas a fundos comunitários das unidades de reciclagem de resíduos orgânicos", anunciaram os Verdes.
O PEV propõe, conforme já tinha anunciado, os trabalhadores em "lay off" -- suspensão do contrato de trabalho ou redução do período normal de trabalho, com cortes salariais e apoios do Estado -- passem a receber 100% do seu vencimento.
Para o orçamento suplementar, o PEV propõe ainda a proibição da distribuição de dividendos e do pagamento de bónus, comissões e gratificações em grupos e grandes empresas enquanto durarem as medidas de combate ao surto de covid-19, e a exclusão de apoios estatais das empresas sediadas em paraísos fiscais.
A criação de fundo de tesouraria para micro, pequenas e médias empresas, a proibição dos despedimentos e a comparticipação da expedição postal para a imprensa local e regional são outras das propostas anunciadas hoje para o orçamento suplementar, em debate na Assembleia da República, como resposta à crise causada, desde março, pelo surto epidémico.
Em Portugal, o Governo prevê que a economia recue 6,9% em 2020 e que cresça 4,3% em 2021.
A taxa de desemprego deverá subir para 9,6% este ano, e recuar para 8,7% em 2021.
Em consequência da forte recessão, o défice orçamental deverá chegar aos 6,3% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2020 e a dívida pública aos 134,4%.
Em Portugal, morreram 1.534 pessoas das 39.392 confirmadas como infetadas, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.
A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.
OE2020: PEV quer mais reciclagem e salários a 100% no lay-off
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Quando tratados como a Carta das Nações Unidas, as Convenções de Genebra ou a Convenção do Genocídio deixam de ser respeitados por atores centrais da comunidade internacional, abre-se a porta a uma perigosa normalização da violação da lei em cenários de conflito.
Governo perdeu tempo a inventar uma alternativa à situação de calamidade, prevista na Lei de Bases da Proteção Civil. Nos apoios à agricultura, impôs um limite de 10 mil euros que, não só é escasso, como é inferior ao que anteriores Governos PS aprovaram. Veremos como é feita a estabilização de solos.
"O cachecol é uma herança de família," contrapôs a advogada de Beatriz. "Quando o casamento terminou, os objetos sentimentais da família Sousa deveriam ter regressado à família."