Sábado – Pense por si

OE2020: PEV quer mais reciclagem e salários a 100% no lay-off

O Partido apresentou as primeiras sete propostas de alteração ao Orçamento Suplementar devido à pandemia.

O Partido Ecologista "Os Verdes" (PEV) apresentou as primeiras sete propostas de alteração ao Orçamento Suplementar devido à pandemia, incluindo a promoção da reciclagem e o pagamento a 100% aos trabalhadores em "lay off", foi hoje anunciado.

A proposta de promoção da reciclagem prevê a "contratação urgente dos trabalhadores necessários" para áreas "onde se verifica carência de pessoal", propondo também que, de forma urgente, avancem com "candidaturas a fundos comunitários das unidades de reciclagem de resíduos orgânicos", anunciaram os Verdes.

O PEV propõe, conforme já tinha anunciado, os trabalhadores em "lay off" -- suspensão do contrato de trabalho ou redução do período normal de trabalho, com cortes salariais e apoios do Estado -- passem a receber 100% do seu vencimento.

Para o orçamento suplementar, o PEV propõe ainda a proibição da distribuição de dividendos e do pagamento de bónus, comissões e gratificações em grupos e grandes empresas enquanto durarem as medidas de combate ao surto de covid-19, e a exclusão de apoios estatais das empresas sediadas em paraísos fiscais.

A criação de fundo de tesouraria para micro, pequenas e médias empresas, a proibição dos despedimentos e a comparticipação da expedição postal para a imprensa local e regional são outras das propostas anunciadas hoje para o orçamento suplementar, em debate na Assembleia da República, como resposta à crise causada, desde março, pelo surto epidémico.

Em Portugal, o Governo prevê que a economia recue 6,9% em 2020 e que cresça 4,3% em 2021.

A taxa de desemprego deverá subir para 9,6% este ano, e recuar para 8,7% em 2021.

Em consequência da forte recessão, o défice orçamental deverá chegar aos 6,3% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2020 e a dívida pública aos 134,4%.

Em Portugal, morreram 1.534 pessoas das 39.392 confirmadas como infetadas, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Bons costumes

Um Nobel de espinhos

Seria bom que Maria Corina – à frente de uma coligação heteróclita que tenta derrubar o regime instaurado por Nicolás Maduro, em 1999, e herdado por Nicolás Maduro em 2013 – tivesse melhor sorte do que outras premiadas com o Nobel da Paz.

Justa Causa

Gaza, o comboio e o vazio existencial

“S” sentiu que aquele era o instante de glória que esperava. Subiu a uma carruagem, ergueu os braços em triunfo e, no segundo seguinte, o choque elétrico atravessou-lhe o corpo. Os camaradas de protesto, os mesmos que minutos antes gritavam palavras de ordem sobre solidariedade e justiça, recuaram. Uns fugiram, outros filmaram.

Gentalha

Um bando de provocadores que nunca se preocuparam com as vítimas do 7 de Outubro, e não gostam de ser chamados de Hamas. Ai que não somos, ui isto e aquilo, não somos terroristas, não somos maus, somos bonzinhos. Venha a bondade.