
Autoeuropa estima paragem de dois meses
A Autoeuropa, maior fábrica de produção de automóveis de Portugal, estima que a paragem na produção de veículos devido a falta de componentes se estenda por dois meses.
A Autoeuropa, maior fábrica de produção de automóveis de Portugal, estima que a paragem na produção de veículos devido a falta de componentes se estenda por dois meses.
Depois de uma troca de mensagens, o multimilionário e dono da empresa afirmou que o ex-funcionário apenas queria "uma grande indemnização".
A pobreza diminuiu em Portugal até à chegada da pandemia. Ainda não há dados concretos sobre o impacto da pandemia no risco de pobreza, mas situação deve ter piorado em 2020, antecipam os investigadores da Nova SBE. Apesar da diminuição do risco de pobreza, a desigualdade salarial entre homens e mulheres ainda é significativa.
O estudo "A Rede Cáritas em Portugal e a Resposta à Covid-19" dá conta de que esta organização apoiou 10.444 pessoas com 82.510 euros em vales alimentares e de 167.230,07 euros em apoios pontuais e urgentes.
Entre o dia 01 de maio de 2020 e o dia 01 de outubro de 2021, a Cáritas apoiou 18.097 pessoas, o que representa 6.610 famílias, sendo que quase metade destas (3.042) pediram ajuda pela primeira vez.
Como quatro funcionários da empresa montaram uma associação que impede que os colegas caiam na miséria. Polícias, tripulantes de cabina, comandantes e trabalhadores da concorrente Portway têm ajudado.
APAP não compreende medida. A 1 de julho de 2020, com 639 novos casos no Algarve, o Slide & Splash, em Lagoa, manteve-se aberto. Um ano depois, com menos de um terço de casos, foi obrigado a fechar - 184 trabalhadores estão em lay-off. "Isto vai afundar-nos".
Atualmente são cerca de 130 os trabalhadores que se distribuem por 50% dos seis hectares de terreno que a centenária empresa de cerâmica de Gaia, no distrito do Porto, ocupa em Valadares.
Albufeira é a zona mais atingida pelo disparo do desemprego, devido à dependência do turismo, indicam investigadores.
O Ministério das Finanças revelou que a despesa com medidas de apoio às empresas e famílias relacionadas com a pandemia de covid-19 ascendeu, em janeiro e fevereiro, a cerca de 1.091 milhões de euros.
Relatório "Portugal, Balanço Social 2020 - Um retrato do país e dos efeitos da pandemia", mostra que as classes menos escolarizadas foram as mais afetadas pelo desemprego e que menos puderam ficar em teletrabalho. Na telescola, foram também as classes mais altas que mais viram o Estudo em Casa da RTP.
Decreto que será debatido e votado esta quinta-feira no Parlamento volta a prever limite de ruído para evitar a perturbação das pessoas em teletrabalho e a definição de um plano faseado de reabertura das escolas, após Costa ter ignorado as medidas da última vez.
Decreto prevê desconfinamento planeado por fases, "com base nas recomendações dos peritos e em dados objetivos" e "com mais testes e mais rastreio".
Empresas que ficaram sem clientes e sem direito ao lay-off. Dinheiro anunciado em Novembro que chega em Março. E critérios que dificultam o acesso aos pequenos empresários, que estão no limite.
Empresas querem voltar a trabalhar em abril e sugerem que a menos de 72 ou 24 horas da boda, os convidados sejam obrigados a fazer um teste cujo resultado seja negativo.
O liberal em pré-campanha ainda admitia, se fosse Presidente, dar posse a um governo com apoio do Chega, apesar de não ter dúvidas em chamar-lhe "racista, xenófobo e troca-tintas". A entrevista dura ao candidato a Belém, na íntegra.