Sábado – Pense por si

Odair Moniz. Unidade de crime violento vai investigar morte

Polícia Judiciária está a investigar suspeita de adulteração do auto de notícia da PSP.

A investigação à morte de Odair Moniz, que morreu no dia 21 de outubro alvejado por um agente da PSP, será conduzida por um procurador da secção de combate ao crime especialmente violento do Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Lisboa. 

António Pedro Santos/Lusa

Primeiro, o caso tinha sido distribuído a uma procuradora do DIAP da Amadora, que entendeu que o caso deveria seguir para uma instância superior, revela o jornal Expresso. Deste modo, ficará a cargo de procuradores mais experientes da unidade dirigida pela procuradora Felismina Franco, que foi responsável pelo caso da morte do agente da PSP Fábio Guerra. 

Esta semana, foi ainda revelado pelo Correio da Manhã que a Polícia Judiciária (PJ) está a investigar uma suspeita de falsificação de provas relacionada com o auto de notícia feito após a ocorrência na PSP, que difere das declarações prestadas pelos agentes à PJ. 

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
GLOBAL E LOCAL

A Ucrânia somos nós (I)

É tempo de clarificação e de explicarmos às opiniões públicas europeias que sem Segurança não continuaremos a ter Liberdade. A violação do espaço aéreo polaco por parte da Rússia, com 19 drones, foi o episódio mais grave da história da NATO. Temos de parar de desvalorizar a ameaça russa. Temos de parar de fazer, mesmo que sem intenção, de idiotas úteis do Kremlin. Se não formos capazes de ajudar a Ucrânia a resistir, a passada imperial russa entrará pelo espaço NATO e UE dentro