Sábado – Pense por si

O xadrez da sucessão de Rio no PSD

Margarida Davim
Margarida Davim 23 de setembro de 2021 às 20:00

Paulo Rangel, Luís Montenegro, Miguel Pinto Luz, Jorge Moreira da Silva, Pedro Rodrigues. As peças já se movem nos bastidores. Mas é Rui Rio quem controla o calendário. Está garantido que não haverá "terramoto", mas as placas tectónicas já se mexem.

Os opositores internos de Rui Rio sabem que precisam de gelo nos pulsos. Com mais vitórias ou mais derrotas nas autárquicas, nenhum dos putativos candidatos a líder do PSD quer dar um passo em falso. E isso pode significar ficar à espera do que Rio vai fazer antes de se declararem numa corrida que só deve acontecer em janeiro. A prova é de fundo e ninguém quer partidas em falso, mas nos bastidores as peças já se começaram a deslocar.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Justiça para José e Nívia Estevam

A resposta das responsáveis escola é chocante. No momento em que soube que o seu filho sofrera uma amputação das pontas dos dedos da mão, esta mãe foi forçado a ler a seguinte justificação: “O sangue foi limpo para os outros meninos não andarem a pisar nem ficarem impressionados, e não foi tanto sangue assim".

Os portugueses que não voltaram

Com a fuga de Angola, há 50 anos, muitos portugueses voltaram para cá. Mas também houve quem preferisse começar uma nova vida noutros países, do Canadá à Austrália. E ainda: conversa com o chef José Avillez; reportagem numa fábrica de oxigénio.