Sábado – Pense por si

Número de pessoas sem abrigo aumentou 15%. São agora 8.200

Rita Pereira Carvalho
Rita Pereira Carvalho 28 de setembro de 2021 às 20:47

A maioria das pessoas em situação de sem-abrigo continua a estar na Área Metropolitana de Lisboa, mas é no Alentejo que se verificam grandes mudanças, com o número de pessoas sem teto a duplicar num ano. Metade dos casais que vivem na rua a nível nacional estão nesta região e é aqui que há mais mulheres e pessoas mais novas sem casa.

No último ano, 8.209 pessoas estavam em situação de sem-abrigo em todo o país - número que engloba pessoas a viver na rua e nos centros de acolhimento temporário, que garantem dormidas, refeições e banhos a quem não tem uma casa. Este número aumentou face a 2019, ano em que foram identificadas 7.107 pessoas sem casa, segundo o relatório feito para a Estratégia Nacional para a Integração de Pessoas em Situação de Sem Abrigo (ENIPSA). 

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Cyber Crónicas

É urgente reconhecer a polícia

O descontentamento que se vive dentro da Polícia de Segurança Pública resulta de décadas de acumulação de fragilidades estruturais: salários de entrada pouco acima do mínimo nacional, suplementos que não refletem o risco real da função, instalações degradadas e falta de meios operacionais.