Sábado – Pense por si

Número de pessoas sem abrigo aumentou 15%. São agora 8.200

Rita Pereira Carvalho
Rita Pereira Carvalho 28 de setembro de 2021 às 20:47

A maioria das pessoas em situação de sem-abrigo continua a estar na Área Metropolitana de Lisboa, mas é no Alentejo que se verificam grandes mudanças, com o número de pessoas sem teto a duplicar num ano. Metade dos casais que vivem na rua a nível nacional estão nesta região e é aqui que há mais mulheres e pessoas mais novas sem casa.

No último ano, 8.209 pessoas estavam em situação de sem-abrigo em todo o país - número que engloba pessoas a viver na rua e nos centros de acolhimento temporário, que garantem dormidas, refeições e banhos a quem não tem uma casa. Este número aumentou face a 2019, ano em que foram identificadas 7.107 pessoas sem casa, segundo o relatório feito para a Estratégia Nacional para a Integração de Pessoas em Situação de Sem Abrigo (ENIPSA). 

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Ajuizando

O paradoxo FET

Importa recordar que os impostos são essenciais ao funcionamento do Estado e à prossecução do interesse público, constituindo o pilar do financiamento dos serviços públicos, da justiça social e da coesão nacional.

Encostar Israel pressionar o Hamas

Falar de "Paz no Médio Oriente" é arriscado. Mas o acordo de cessar-fogo celebrado no Egito foi a melhor notícia desde 7 de outubro de 2023. Desarmar o Hamas e concretizar a saída das IDF de Gaza serão os maiores desafios. Da Ucrânia vêm exemplos de heroísmo e resistência. Em França cresce o fantasma da ingovernabilidade.