O índice de transmissibilidade da covid-19, que mede a quantas pessoas um infetado propaga a doença, é de 0.91 a nível nacional e em Portugal continental, o seu valor mais alto desde 28 de janeiro. Incidência continua a baixar e tem o seu valor mais baixo dos últimos seis meses.
Portugal regista esta quarta-feira a sua incidência da covid-19 mais baixa dese 15 de setembro do ano passado, mas o índice de transmissibilidade está a aproximar-se lentamente de 1, o limite definido pelo Governo. Na mais recente atualização do gráfico do desconfinamento, o INSA dá conta de um R(t) de 0,91 em Portugal continental e a nível nacional, enquanto o número de novos casos por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias desceu para os 77,6.
Portugal Covid-19Reuters
Esta é a mais baixa incidência registada desde 18 de setembro do ano passado, há mais de seis meses, mas a real incidência neste momento, já com os dados desta quarta-feira é de 66,4 casos por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias - o valor mais baixo desde 15 de setembro de 2020.
A nível nacional e também em Portugal Continental, o R(t) atual é de 0.91, o seu valor mais alto desde 28 de janeiro deste ano, quando Portugal era líder mundial de novos casos e mortes da pandemia.
Já no que respeita à incidência, os dados revelam que esta situa-se nos 67,7 casos por 100.000 habitantes se for considerado apenas o continente. A incidência refere-se ao número de novos casos por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias.
No último boletim, em 22 de março, Portugal registava uma incidência de 81,3 novos casos de infeção com SARS-CoV-2 por 100.000 habitantes e um índice de transmissibilidade (Rt) de 0,89.
Quando analisado apenas o território de Portugal continental a incidência situava-se nos 70,3 casos por 100.000 habitantes e o Rt em 0,88. Estes indicadores são os critérios definidos pelo Governo para a avaliação contínua do processo de desconfinamento iniciado em 15 de março.
A 11 de março, na apresentação do plano de desconfinamento, o primeiro-ministro, António Costa, avisou que as medidas da reabertura serão revistas sempre que Portugal ultrapassar os "120 novos casos por dia por 100 mil habitantes a 14 dias" ou sempre que o Rt - o número médio de casos secundários que resultam de um caso infetado pelo vírus - ultrapasse 1.
Novos casos voltam a descer, mas R(t) já está acima de 0,9. Veja o gráfico do desconfinamento
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Prepara-se o Governo para aprovar uma verdadeira contra-reforma, como têm denunciado alguns especialistas e o próprio Sindicato dos Magistrados do Ministério Público, num parecer arrasador.
Não foi fácil, mas desvendamos-lhe os segredos do condomínio mais luxuoso de Portugal - o Costa Terra, em Melides. Conheça os candidatos autárquicos do Chega e ainda os últimos petiscos para aproveitar o calor.
Imaginemos que Zelensky, entre a espada e a parede, aceitava ceder os territórios a troco de uma ilusão de segurança. Alguém acredita que a Rússia, depois de recompor o seu exército, ficaria saciada com a parcela da Ucrânia que lhe foi servida de bandeja?
No meio do imundo mundo onde estamos cada vez mais — certos dias, só com a cabeça de fora, a tentar respirar — há, por vezes, notícias que remetem para um outro instinto humano qualquer, bem mais benigno. Como se o lobo mau, bípede e sapiens, quisesse, por momentos, mostrar que também pode ser lobo bom.