Social-democrata anunciou "verdadeira razão" para o País ir a eleições" - "o sucesso do atual governo e popularidade do primeiro-ministro".
"Inexplicavelmente, o País caminha para eleições", foi assim que o primeiro-ministro, Luís Montenegro iniciou o seu discurso no Conselho Nacional do PSD, esta quarta-feira, imediatamente após ter saudado a presença de Manuela Ferreira Leite.
Luís Montenegro
Luís Montenegro dirigiu-se aos portugueses e portuguesas para anunciar a "verdadeira razão" para o País ir a eleições": "o sucesso do atual governo e popularidade do primeiro-ministro", garantiu. Segundo o social-democrata, os partidos da oposição quiseram "cortar a cabeça ao Governo".
"Não devo nada a ninguém. Tenho independência na minha vida hoje e vou continuar a ter daqui para a frente", disse.
"O País visto de fora é um exemplo. A Europa está expectante para ver sair reforçado o Governo em Portugal face à situação política que foi criada".
Esta terça-feira, o executivo liderado por Montenegro viu a moção de confiança apresentada ser chumbada no Parlamento, obrigando à demissão do governo, 11 meses após ter assumido funções.
O primeiro-ministro garantiu: "Não, não vou desistir de Portugal. Estou aqui para dar e durar". Recorde-se que Montenegro já tinha afirmado que avançaria com a candidatura de primeiro-ministro mesmo que fosse constituído arguido.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, deverá anunciar ao País, esta sexta-feira, eleições antecipadas, cenário para o qual Luís Montenegro diz estar preparado."Temos a consciência tranquila para ir à conquista do povo e transformar a vida das pessoas".
Durante a manhã desta quarta-feira, Luís Montenegro esteve reunido com o Presidente da República no Palácio de Belém, em Lisboa, para discutir a crise política e a possibilidade de eleições antecipadas. Em conferência de imprensa, o atual primeiro-ministro disse que as "eleições devem ser o mais rápido possível".Até ao momento, o eventual calendário apontado para os portugueses irem às urnas é dia 11 ou 18 de maio.
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Brigitte e Emmanuel nada têm a ganhar com este processo que empestará ainda mais a atmosfera tóxica que rodeia o presidente, condenado às agruras políticas de um deplorável fim de mandato
Esta ignorância velha e arrastada é o estado a que chegámos, mas agora encontrou um escape. É preciso que a concorrência comece a saber mais qualquer coisa, ou acabamos todos cidadãos perdidos num qualquer festival de hambúrgueres