O município de Lamego vai investir nos próximos anos cerca de 20 milhões de euros na execução do projecto "Lamego, projectar 2021... e ver mais além".
O município de Lamego vai investir nos próximos anos cerca de 20 milhões de euros na execução do projecto "Lamego, projectar 2021... e ver mais além", que abrange os sectores do urbanismo, mobilidade e ambiente, foi hoje anunciado.
Trata-se de uma "estratégia de desenvolvimento principalmente para a sede, com uma visão perfeitamente integrada, procurando desenvolver e aplicar as diferentes estratégias das diferentes áreas, nomeadamente ordenação, planeamento e ocupação do território", disse à agência Lusa o presidente do município, Ângelo Moura.
"A estratégia de actuação passa necessariamente pelas questões de mobilidade, com especial incidência no acesso ao centro urbano, que é um projecto nevrálgico", sublinhou o autarca de Lamego, no distrito de Viseu.
Segundo o presidente da Câmara, a partir do projecto de melhoria do acesso ao centro da cidade "desenvolveu-se toda a estratégia e toda a obra que se pretende implementar nos próximos quatros anos, utilizando os vários instrumentos à disposição, de planeamento e financeiros".
De acordo com Ângelo Moura, o acesso será feito através de um túnel com cerca de um quilómetro a partir do nó da autoestrada, que vai ligar directamente ao nó central da cidade de Lamego.
No âmbito do projecto "Lamego, projectar 2021... e ver mais além", aquele município pretende concretizar uma série de intervenções de regeneração e reintegração urbana, requalificação de várias ruas e do centro histórico e melhoria da ligação à Escola de Hotelaria.
O plano de acção envolve também a implementação do parque urbano de Lamego, com zonas de fruição, e a construção de um centro de intervenção e lúdico, bem como de zonas pedonais.
O projecto é para executar "em parte" neste mandato, até 2021, mas, segundo o autarca Ângelo Moura, existem outros, como a construção do acesso ao centro da cidade, "que se considera estruturante", que se vão prolongar até 2025.
"A maioria dos projectos identificados é para concretizar neste mandato, mas a construção do túnel, que implicará necessariamente uma parceria com o Governo, não será possível concretizar nos próximos quatro anos", salientou o autarca.
A concretização do projecto "Lamego, projectar 2021... e ver mais além" será efectuada através de candidaturas a diversos fundos comunitários, no qual o município conta com um pacote de apoio com cerca de 11 milhões de euros.
Município de Lamego quer investir 20 milhões de euros na cidade
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Fazer uma greve geral tem no sector privado uma grande dificuldade, o medo. Medo de passar a ser olhado como “comunista”, o medo de retaliações, o medo de perder o emprego à primeira oportunidade. Quem disser que este não é o factor principal contra o alargamento da greve ao sector privado, não conhece o sector privado.
A mudança do Chega sobre a reforma laboral, a reboque do impacto da greve, ilustra como a direita radical compete com as esquerdas pelo vasto eleitorado iliberal na economia.