Sábado – Pense por si

MP acusa Ivo Rosa de criar história nova na Operação Marquês

SÁBADO
SÁBADO 20 de julho de 2021 às 08:43
As mais lidas

No recurso da decisão instrutória apresentado junto do Tribunal da Relação, os procuradores chegam a criticar a "ineptidão da pronúncia". 

No recurso da decisão instrutória da Operação Marquês tomada pelo juiz Ivo Rosa, o Ministério Público acusa o juiz de distorcer o processo. De acordo com o recurso apresentado junto do Tribunal da Relação de Lisboa, os procuradores Rosário Teixeira e Vítor Pinto chegam a criticar a "ineptidão da pronúncia". 

Cofina Media

OPúblicoteve acesso ao recurso, que considera que a pronúncia do juiz Ivo Rosa "não narra detalhes sobre a origem dos fundos existentes nas contas de Carlos Santos Silva, mas deixa perceber que eram fundos já pertencentes ao arguido José Sócrates. Pelo que estaríamos perante uma situação inusitada em que o corrupto passivo seria ilegitimamente compensado com o seu próprio dinheiro". Recorde-se que o juiz não considerou que Carlos Santos Silva fosse o testa-de-ferro de José Sócrates, como sustentado na acusação, mas sim o seu corruptor ativo. 

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Bons costumes

Um Nobel de espinhos

Seria bom que Maria Corina – à frente de uma coligação heteróclita que tenta derrubar o regime instaurado por Nicolás Maduro, em 1999, e herdado por Nicolás Maduro em 2013 – tivesse melhor sorte do que outras premiadas com o Nobel da Paz.

Justa Causa

Gaza, o comboio e o vazio existencial

“S” sentiu que aquele era o instante de glória que esperava. Subiu a uma carruagem, ergueu os braços em triunfo e, no segundo seguinte, o choque elétrico atravessou-lhe o corpo. Os camaradas de protesto, os mesmos que minutos antes gritavam palavras de ordem sobre solidariedade e justiça, recuaram. Uns fugiram, outros filmaram.

Gentalha

Um bando de provocadores que nunca se preocuparam com as vítimas do 7 de Outubro, e não gostam de ser chamados de Hamas. Ai que não somos, ui isto e aquilo, não somos terroristas, não somos maus, somos bonzinhos. Venha a bondade.